/

Sérgio Sette Câmara larga na pole position na F2, em Paul Ricard, na França

Sérgio Sette Câmara larga na pole position na F2, em Paul Ricard, na França


Le Castellet, França, Sérgio Sette Câmara – O melhor tempo, com boa margem para o segundo colocado (600 milésimos de segundo, mais de meio segundo), no treino livre da manhã, nesta sexta-feira, já havia dado o tom do que poderia vir a seguir, na definição do grid da primeira corrida do GP da França de F2, no Circuito Paul Ricard.

Sérgio Sette Câmara, mineiro, 21 anos, estabeleceu a pole position da quinta etapa do calendário, com o tempo de 1min43s024, média de 204,1 km/h. Ao seu lado largará o chinês Guanyu Zhou, da UNI-Virtuosi, 320 milésimos mais lento.

“Confesso estar surpreso, em razão de termos começado mal o treino livre da manhã, o pior começo este ano. Mas mudamos rapidamente o que era possível e o carro passou a ter outro comportamento. Agora é terminar o trabalho amanhã e no domingo.”

Outra boa notícia para Sérgio Sette Câmara, que tenta se aproximar dos primeiros colocados no campeonato, é que o líder, o canadense Nicholas Latifi, seu companheiro na DAMS, com 95 pontos, começa a corrida deste sábado na sexta colocação. E o vice-líder, o holandês Nyck de Vries, da ART, 94, em quarto. Melhor ainda para Sérgio é o fato de o terceiro, o italiano Luca Ghiotto, da UNI-Virtuosi, obteve apenas o 11º tempo.

Veja entrevista exclusiva com Sette Câmara

A primeira meta de Sérgio Sette Câmara é passar de sexto na classificação do campeonato para terceiro, pois os três primeiros recebem a superlicença para correr na F1. E a diferença dele para Ghiotto é pequena, 11 pontos, 56 a 67. A pole no Circuito Paul Ricard abre a perspectiva de a importante meta poder ser atingida. A pole já rendeu a Sergio 4 pontos

A sessão de classificação, nesta sexta-feira, foi tumultuada. Faltando cerca de 8 minutos dos 30 do treino, os 20 pilotos da F2 deixaram os boxes com o segundo jogo de pneus para melhorar seus tempos. A evolução foi pequena. Restavam 2 minutos e 59 segundos quando o diretor de prova a interrompeu para a retirada do carro do suíço Ralph Boschung, da Trident, parado em um ponto perigoso.

Todos regressaram aos boxes. Cinco minutos depois, o sinal verde na saída dos boxes acendeu e os pilotos puderam disputar os cerca de três minutos finais. Ninguém melhorou a marca de Sérgio registrada com o primeiro jogo de pneus.

Sérgio Sette Câmara contou mais do ótimo resultado

“Com o primeiro jogo de pneus, apesar de ter obtido o melhor tempo, quase perdi o controle do carro no primeiro setor (curva 4), saiu de repente de traseira. Com certeza perdi tempo na volta, mas mesmo assim foi muito boa. Com o segundo jogo de pneus aconteceu exatamente a mesma coisa, só que não consegui segurar a traseira, rodei na pista. Felizmente o tempo do primeiro jogo foi suficiente para me dar a pole.”

Os pilotos largam com um dos jogos de pneus usados na definição do grid. Sérgio terá de usar o do que estabeleceu a pole, pois os pneus do segundo jogo não estão na melhor condição. Quando rodou, teve de frear forte para não bater na barreira de proteção, danificando-os.

“Não é uma pista que provoca grande desgaste nos pneus, mas é algo que precisaremos estar atentos, amanhã, pois enquanto a maioria vai largar com os pneus do segundo jogo, com menos voltas, eu começo a corrida com pneus um pouco mais usados.”

Mas, segundo explicou, não representa uma grande desvantagem. “Não tira a minha confiança em retomar o ritmo da etapa de abertura da temporada (no Barein), em que cheguei no pódio nas duas corridas.” Foi a segunda pole na carreira de Sérgio na F2. A primeira a obteve no GP da Hungria do ano passado, quando competia pela equipe inglesa Carlin.

A largada, neste sábado, será às 11h45, horário de Brasília. São 30 voltas no traçado de 5.842 metros, ou 60 minutos.

O grid da corrida do domingo, com largada às 6h25, em 21 voltas, é definido pelo resultado da do sábado, mas com a inversão dos oito primeiros. O vencedor no sábado larga em oitavo, o segundo colocado, em sétimo, e assim por diante.

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa