3 cuidados com a manutenção de carro que garantem sua segurança

• por
Seguro auto youse Seguro auto youse

Seja pra passear, ir pro trabalho ou pegar a estrada, é sempre bom estar com o carrão numa boa, não é mesmo? E pra garantir que a viagem seja sempre tranquila, além de seguir as leis de trânsito, é essencial tomar alguns cuidados com o carro.

Vale lembrar que investir na manutenção preventiva do seu carro não é um gasto – você está cuidando da sua segurança e de quem anda com você todos os dias 😉

E aí, quer deixar seu carro sempre novinho e ainda evitar problemas na hora de dirigir? Faça as revisões de tempos em tempos, seguindo o manual do veículo, e siga as dicas que separamos sobre manutenção de automóveis. Saca só:

1. De olho nos pneus

Um pneu careca aumenta o tempo de frenagem e pode derrapar com facilidade em dias de chuva. Por isso, dê uma olhada nos pneus do seu carro semanalmente. E não se esqueça da calibragem também toda semana 😉

Além disso, você sabia que os pneus têm sulcos, que servem pra evitar deslizamentos e indicar a idade deles? Entre os sulcos geralmente existem marcações que mostram quando o pneu chegou ao limite. Se os gomos estiverem na mesma altura das marcações, é hora de trocar. Fique ligado!

2. Óleo e outros fluidos

Pode ser que a troca de óleo bata sempre com as revisões do seu carro. Mas pode ser que não. Por isso vale ficar atento ao manual do veículo e também à quilometragem dele.

Sempre que for rodar grandes distâncias, confira o nível do óleo e do reservatório do radiador. E quando for fazer a troca, peça para o profissional conferir também os níveis dos outros fluidos, como o da direção hidráulica e do tanquinho de partida.

3. Palhetas e lâmpadas

Outros itens que podem ser trocados com facilidade e que fazem a diferença quando o assunto é segurança são as lâmpadas e as palhetas limpadoras do para-brisa.

Veja sempre se há alguma luz com problema, como a de freio ou do farol. Comprar lâmpadas novas custa pouco, garante sua segurança e ainda evita multas.

Já as palhetas, a gente costuma lembrar só em dias de chuva, e aí elas já não estão servindo pra nada! Mas não espere tanto para trocar as suas, hein? De tempos em tempos, solte água no vidro e veja se as palhetas estão tirando a água direitinho.

Seguindo essas dicas, você cuida do seu carro e ele fica sempre pronto pra levar você e quem você gosta a lugares diferentes. Pense nisso! 🙂