5 tendências automotivas para você ficar de olho

Você sabe quais são as principais tendências automotivas para os próximos anos? Mostramos 5 para você ficar por dentro das novidades.

• por
Renault Zoe é o carro mais barato do Brasil, 100% elétrico.

Mobilidade inteligente, carros autônomos, telas interativas… São muitas as inovações tecnológicas no mercado automotivo. Algumas delas, inclusive, já são realidade e é sempre bom saber quais novidades estão vindo por aí. Aqui vão 5 tendências automotivas para você ficar de olho! 

Mobilidade inteligente, carros autônomos, telas interativas… São muitas as inovações tecnológicas no mercado automotivo. Algumas delas, inclusive, já são realidade e é sempre bom saber quais novidades estão vindo por aí. Aqui vão 5 tendências automotivas para você ficar de olho! 

1 – Compartilhamento de carros

Carros compartilhados significam menos trânsito e menos poluição. Não só: as gerações x e y (millennials) estão menos preocupadas em comprar carros, já que possuem uma cultura de consumo muito diferente. Elas preferem alugar, assim como fazem com bikes e patinetes.

“Estudo da Kantar Worldpanel mostra que apenas 28% dos millennials têm automóveis.”

Startups como BeepBeep, Urbano, Oobie e VAMO já estão atuando em São Paulo e outros estados brasileiros. Lá fora isso se chama carsharing e tem se tornado cada vez mais popular em países como o Japão e a China. A lógica é a mesma: você ativa o carro com um aplicativo em um ponto e pode deixá-lo em outro no final do seu trajeto. Algumas dessas marcas trabalham com carros elétricos, viu?

2 – Carros Elétricos 

Falando nisso, carros elétricos já são uma realidade por aqui. O BMW i3 foi o primeiro vendido no Brasil. Por um tempo, inclusive, ele foi o único 100% elétrico à venda. Hoje temos o Renault Zoe, mais barato, em pré-venda em São Paulo e Curitiba, e o Nissan Leaf, que além de ser o elétrico mais vendido no mundo, também é o que está há mais tempo no mercado. 

O governo federal elaborou um programa chamado Rota 2030, uma estratégia para desenvolver de forma sustentável e econômica o setor automotivo do país. Parte dela foca na diminuição de impostos para a compra de veículos elétricos e híbridos.

Saiba+: Confira as novidades do aplicativo Youse

Saiba+: Como é a mobilidade urbana no Brasil?

3 – Comando de voz

Entre as tendências automotivas, este clássico está se tornando realidade. Você já deve conhecer alguns sistemas que funcionam por comandos de voz como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. Essa tecnologia está cada vez mais inteligente e entendendo comandos cada vez mais complexos.

E esse recurso também está disponível nos carros. Por exemplo, alguns modelos da Ford possuem o sistema Sync 3, que conversa diretamente com o aplicativo da Youse. Ao sincar o seu celular com o carro via bluetooth, você pode pedir assistência usando apenas o comando de voz.

4 – Carros autônomos

Hoje já existem projetos para carros autônomos compartilhados. Eles são equipados com radares e lasers que ajudam o veículo a saber tudo o que está em volta. São vários níveis de autonomia: o nível 4, por exemplo, é um antes de não ter nem direção e nem pedal, ou seja, o carro fará tudo sozinho!

Marcas como Mercedes, Ford e Audi já apostam em modelos assim. Em Nova York, veículos autônomos voltados para o transporte de até 500 passageiros por dia começaram a circular este mês.

5 – Personalização

Poder escolher cores, tecidos e acabamentos de diversas partes do carro é um desejo de quem gosta de serviços customizados. Mas já imaginou uma pintura que muda de acordo com a temperatura da água? Ou carros que se moldam de acordo com a necessidade de quem usa, podendo até diminuir de tamanho? E sistemas interativos que identificam o seu humor no trânsito? Tudo isso está no radar das tendências automotivas.

Nissan Skyline R33 mudando de cor com água.

A Mercedes, por exemplo, projetou um carro futurístico que promete se adequar ao que você precisa. Esse carro conceito foi apresentado na CES 2019. A Kia também apresentou o sistema R.E.A.D, que ficará no painel do carro, junto com a tela interativa. Está muito estressadinho no trânsito? A Kia promete te deixar calminho! É um sistema que lê as suas emoções e personaliza o ambiente: iluminação, som e temperatura pra te deixar mais feliz.

Um aplicativo que cabe no seu bolso

O Seguro Auto Youse também é totalmente personalizável. Dá pra escolher as coberturas e assistências que mais têm a ver com você. Ao fazer a cotação, veja qual será o preço na hora e o valor da franquia que gostaria de pagar. Resolva tudo na palma da sua mão, sem papelada e sem burocracia.

 

Imagem ilustrativa

Faça a cotação do seu seguro

Com o Seguro Auto Youse você escolhe o que precisa do seu jeito e resolve tudo pelo celular, na palma da sua mão. Saiba agora o valor do seu seguro e feche o contrato!

Quanto é o meu seguro?
Youse - Caixa Seguradora