Ar-condicionado que não gela? 5 possíveis causas e como ficar #NumaBoa!

Andar por aí de janela aberta é uma delícia, mas não dá pra abrir mão de um ar geladinho né?! Se deu b.o no seu ar, #partiu achar a solução!

• por

Imagina a situação, vc entra no carro e vai sair numa boa com seu ar-condicionado ligado, quando plau! Ele engasga e não sai aquele ar geladinho. 😬 Pra entender melhor o que pode ser a causa desse tipo de problema, separamos os mais comuns e como é possível solucioná-los! #Partiu? 

Leia +: Ar-condicionado para carros quais cuidados ter 

Leia +: Vale a pena instalar ar-condicionado no carro?

O que não deixa o ar do seu carro gelar? Fique atento! 

  1. Vc parou seu carro no sol 

Deixar seu possante sob o sol durante muito tempo contribui bastante pra que o ar não dê conta de gelar o carro. Isso acontece porque as peças plásticas do painel, por estarem muito quentes, não conseguem fazer a troca de temperatura. 

  1. O filtro de ar entupiu 

O filtro do aparelho de ar-condicionado é feito pra não deixar impurezas entrarem na cabine do carro. Por isso, quando a peça entope, o seu ar não vai funcionar com a eficiência esperada. Então, fica a dica: : limpe periodicamente os filtros para impedir que esse problema aconteça!

  1. Vazamento de gás

Se vc ligou o seu ar do carro, viu que ele está ventilando mas não está gelando, fique atento: pode ser que haja um vazamento do gás refrigerante, viu? Esse sistema é hermético, por isso, se o gás acaba é provável que tenha um vazamento. Nesse caso, é legal ir até uma oficina para fazer uma recarga e analisar com cuidado a situação. 

4.Má lubrificação do compressor

Dentro do sistema do ar-condicionado, também há um compressor, que é a peça responsável por esquentar e esfriar o ar. Se a lubrificação é interrompida, o compressor se desgasta e não dá conta de gelar o ambiente do carro. Nesse caso, a visita na oficina é mega importante! Lá ele pode ser reposto e impedir que problemas mais sérios aconteçam. 

5.Falha no sistema elétrico 

A sobrecarga do sistema elétrico é uma das principais causas do ar-condicionado que não gela direito. E essa falha afeta os ventiladores, que ao invés de expelirem o ar, o mantém circulando dentro do sistema. O resultado?! O ar resfriado não se espalha dentro do carro, e aí você não consegue sentir o arzinho gelado.

Como ficar numa boa com o seu ar?

A melhor forma de impedir que esse tipo de problema te assombre, é fazer uma limpeza periódica do ar-condicionado do seu carro. Além disso, se deixar o seu automóvel no sol, evite ligar o ar imediatamente após entrar no carro.

Como hábito, é legal você ligar o ar do carro por 5 minutos toda vez que for dirigir, assim vc garante a lubrificação correta do compressor. E faça uma manutenção preventiva no seu possante a cada 6 meses. 😉

Assistências pra dar play e resolver seu problema!

E sempre que precisar, com a Youse é só dar o play 💜 Com o Seguro Auto vc tem acesso a reparos simples ou mais complexos pra evitar que seu ar-condicionado não te deixe na mão.

 

Texto por Jacqueline Gonçalo.