Como comprar carro PCD com isenção e fazer o seguro

• por

Pessoas com deficiência física, visual, mental (severa ou profunda) ou autistas têm direito à isenção de alguns impostos na hora de comprar o carro 0km. O desconto do ICMS vale para veículos até R$ 70 mil fabricados no Brasil ou nos países do Mercosul.

O IPI é descontado apenas na compra de automóveis fabricados no Brasil e no Mercosul com motor até 2.0 flex e no mínimo quatro portas. Já o abatimento do IOF confere apenas a pessoas com deficiência em membros inferiores e/ou superiores com deformidade congênita ou adquirida, sendo que tal deformidade não é de origem estética.

Por conta disso, separados dicas sobre como comprar carro PCD (com alterações para necessidades especiais) com isenção e seguro auto. Confira!

O que preciso fazer para conseguir o desconto?

Se você é o condutor e está pensando em como comprar carro PCD, primeiro, vá até uma unidade do SUS para fazer uma perícia médica e conseguir o laudo. Depois, é só ir até o Detran para tirar a CNH especial. Com o laudo da perícia médica em mãos, vá até a Secretaria da Receita Federal para pedir a isenção de IPI e autorização de compra.

Se o veículo que você quer comprar custar até R$ 70 mil, basta entrar com o processo de requerimento da isenção de ICMS na Secretaria da Fazenda do seu Estado. Quando tudo for aprovado, é só fechar a compra do seu carro.

Não esqueça de levar as cartas de isenção de IPI e de ICMS, laudo médico e documentos pessoais na hora de visitar a concessionária. É importante lembrar que o faturamento do carro sempre será em nome de quem está isento do IPI, que pode indicar até três condutores.

Você também pode pedir a isenção do IPVA no Departamento de Trânsito do seu Estado com auxílio de um despachante. Você consegue mais informações com o Departamento de Trânsito do seu Estado.

Saiba +: Conheça nossa assistência Youse para Restituição de IPVA

Posso fechar seguro para o meu carro adaptado?

O seu carro adaptado para PCD é sempre bem-vindo aqui na Youse! É só ficar atento a algumas regras. Na hora de contratar online, informe que o seu veículo possui adaptações e selecione a opção “Adaptação para deficiente físico”. A modificação também deve ser confirmada na hora da sua vistoria e especificada em nota fiscal emitida pela fábrica ou empresa especializada.

A gente não cobre as adaptações feitas no carro, mas, se algo acontecer, seu carro estará coberto de acordo com os serviços e assistências que você contratar. Você também pode conferir mais detalhes no Manual do Segurado. Baixe o nosso app na App Store ou no Google Play para fazer sua cotação!

….

Ei, você já conhece o Seguro Auto da Youse? Ele é do seu jeito, feito pra facilitar a sua vida! Clique aqui e conheça mais!