Está planejando trocar de modelo ou comprar o primeiro automóvel? Se quiser um carro seguro na garagem, fique de olho: a lista de equipamentos de segurança obrigatórios dos modelos vendidos no Brasil deve mudar a partir do ano que vem. O Rota 2030 é o programa do governo que define regras para a fabricação dos carros produzidos e comercializados no Brasil nos próximos 15 anos. Ele substituiu o antigo Inovar-Auto e “recompensa” as montadoras que atenderem aos novos requisitos, com redução de impostos.
Para os próximos anos, os principais objetivos do Rota 2030 incluem aumentar a eficiência energética, sendo que veículos novos devem reduzir em pelos menos 11% o consumo de combustível até 2022, e melhorar a segurança nos carros, com a adoção de novos equipamentos.
Saiba +: Quando o seguro dá perda total em um carro?
Para deixar o carro seguro, foi definida uma lista de itens obrigatórios e um cronograma com datas diferentes para que eles façam parte dos equipamentos de série dos modelos novos lançados por aqui e de todos os carros em circulação. Veja a lista completa segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores):
Sistema de controle de estabilidade (ESC)
Obrigatório para carros novos: 2020
Obrigatório para todos os carros: 2022
Aviso de não afivelamento do cinto do motorista
Obrigatório para carros novos: 2020
Obrigatório para todos os carros: 2021
Indicador de direção lateral
Obrigatório para carros novos: 2021
Obrigatório para todos os carros: 2023
Farol de rodagem diurna
Obrigatório para carros novos: 2021
Obrigatório para todos os carros: 2023
Sinal de frenagem de emergência (ESS)
Obrigatório para carros novos: 2021
Obrigatório para todos os carros: 2023
Sistema de alerta ou visibilidade traseira (câmera ou aviso sonoro)
Obrigatório para carros novos: 2025
Obrigatório para todos os carros: 2027
Carro seguro: modelos ficarão mais resistentes a impactos
Além dos equipamentos de segurança, a estrutura dos carros também deverá ser reforçada para resistir melhor ao impacto em caso de colisão. Por enquanto, o foco do Rota 2030 é melhorar a segurança dos ocupantes de carros para o impacto lateral e também a proteção para pedestre. Assim, o desempenho dos modelos em testes de colisão deverá atender à novos requisitos definidos pelo Contran.
Impacto lateral
Obrigatório para carros novos: 2020
Obrigatório para todos os carros: 2023
Impacto lateral (poste)
Obrigatório para carros novos: 2026
Obrigatório para todos os carros: 2030
Proteção ao pedestre
Obrigatório para carros novos: 2025
Obrigatório para todos os carros: 2030
Impacto frontal – camionetas e utilitários
Obrigatório para carros novos: 2024
Obrigatório para todos os carros: 2026
Assistência ao motorista será item de série, mas sem data definida
As tecnologias de assistência à direção também estão no escopo do Rota 2030, mas ainda não existe data definida para que se tornem obrigatórias. Por enquanto, o Denatran está estudando a aplicação do aviso de saída de faixa e de sistemas de frenagem automática de emergência para obstáculos móveis e fixos.
Sistemas mais avançados também estão indicados no Rota, mas sem uma regulamentação específica: sistemas de frenagem automática de emergência para pedestres e ciclistas, assistente de permanência em faixa, monitor de sonolência ou distração do motorista e controle de cruzeiro adaptativo.
Ainda não ficou definido como será feita a fiscalização dos novos itens obrigatórios a partir de 2020. Mas se você estiver pensando em comprar um carro nos próximos anos, vale ficar de olho na lista de equipamentos de segurança dele.