Descubra qual carroceria de carro tem mais a ver com você

• por

Na hora comprar seu próximo carro, pode surgir a dúvida se ele tem a ver com a vida que você leva. E o tipo de carroceria pode ser o primeiro detalhe a ajudar nessa resposta. Parece uma coisa simples, mas é bem importante para você fazer uma compra que seja do seu jeito, já que existem tantos tipos à venda por aí. Nós conversamos com três experts no assunto para você entender as principais características de cada carroceria. Confira o que Antonio Jorge Martins, coordenador do MBA em gestão estratégica de empresas automotivas da FGV, Fernando Morita, coordenador do One Year Automotive Design do IED e Glauco Lucena, jornalista automotivo há 28 anos e autor do site autobuzz.com.br, nos disseram para te ajudar a escolher qual modelo de carro é ideal pra você.

Esse modelo tem o tamanho ideal para cidades grandes, pois é econômico e tem a traseira menor, sendo fácil de estacionar. Você identifica que se trata de um hatch porque a tampa do porta-malas dá acesso direto à cabine, proporcionando um pouco mais de espaço. São os mais indicados como “primeiro carro” para quem é jovem, quem roda sozinho ou casais sem filhos. Aqui no Brasil, eles representam cerca de 45% do mercado automotivo, tendo como líderes de vendas o Gol, o Palio e o Onix.

 

Símbolo de luxo, tem o perfil mais alongado e elegante, com o compartimento de bagagem maior e isolado da cabine. Ele é moldado para um público mais maduro e mais experiente, sendo ótimo para famílias ou para quem costuma viajar bastante, por exemplo. Também pode ser dividido em subcategorias: o Chevrolet Prisma, por exemplo é compacto, para famílias que não tem tanto poder aquisitivo, mas que ainda precisam de um carro maior. Os sedãs médios já são considerados mais sofisticados, como o Toyota Corolla. Já os sedãs grandes costumam ser importados, ter espaço de sobra e muita mordomia e tecnologia.

 

Com ele, o foco é em serviço e praticidade. Por isso, tem a caçamba aberta para carga e uma mecânica que enfrenta qualquer terreno. Existem as mais compactas, como Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, que atendem ao público que curte praticar esportes aos fins de semana e realiza pequenos trabalhos. Já as picapes médias e grandes, como o Toyota Hilux, Fiat Toro e Chevrolet S10, têm um mercado maior em zonas rurais, onde o trabalho é pesado pra valer. Também são considerados carros que dão uma maior sensação de segurança, por serem mais altos.

 

É o tipo mais desejado no momento. É considerado um substituto natural do sedã, já que também tem grande apelo para famílias e oferece bom espaço e conforto. A posição de dirigir é mais alta do que nas outras carrocerias. Hoje já representa quase 25% do mercado automotivo. Descendente do jipe da segunda guerra, ganhou uma versão mais moderna e confortável, sendo em duas subcategorias: A compacta, como o Jeep Renegade e o Honda HR-V, que fazem mais sucesso com o público jovem, e a grande, com modelos como o Santa Fe e o Range Rover evoque. Alguns podem ter tração 4×4, que garante enfrentar barro e terrenos difíceis. 

 

É o carro do lazer, de valor mais alto por causa de seu desempenho e design. Aquele modelo que permite recolher o teto e deixar o cabelo voar ao vento. Uma curiosidade: esse estilo costumava ser o padrão dos primeiros carros da indústria, mas hoje representa apenas um nicho do mercado de luxo. O clássico é aquele com só as portas dianteiras, como o Mini Cooper. Os mais conhecidos são o Camaro, da Chevrolet, e o Spider, da Ferrari.

….

Ei, você já conhece o Seguro Auto da Youse? Ele é do seu jeito, feito pra facilitar a sua vida! Clique aqui e conheça mais!