Dia nacional da Kombi: conheça a história do clássico

Você sabia que Kombi é, na verdade, um apelido? E que o último modelo produzido no mundo saiu de uma fábrica brasileira? Leia mais!

• por

A Kombi fez tanto sucesso no Brasil que até ganhou uma data comemorativa oficial. O Dia Nacional da Kombi é comemorado todos os anos no dia 2 de setembro, data em que o primeiro modelo foi produzido por aqui. E pra relembrar este clássico, a gente te conta um pouco da história do modelo e algumas curiosidades sobre a Kombi. 

Tudo ideia de um holandês

Apesar de ser fabricada por uma marca alemã, a Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 1940. Ele projetou uma combinação entre o conjunto mecânico do Volkswagen Sedan e a carroceria de um veículo de carga leve. Aí, 10 anos depois, a Kombi foi lançada na Alemanha e se destacou muito por sua versatilidade. O modelo era usado tanto para o transporte urbano de carga quanto de passageiros.

Primeiro Volkswagen brasileiro

Há 66 anos, a Kombi marcou o início das atividades da Volkswagen no Brasil. Sua montagem começou no ano de 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga em São Paulo. Mas foi só a partir de 2 de setembro de 1957 que a Kombi passou a ser efetivamente produzida por aqui, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Foi o primeiro modelo fabricado pela Volkswagen do Brasil – antes mesmo do Fusca – e o primeiro feito pela empresa fora da Alemanha. No seu lançamento, a versão era equipada com motor 1.2 de quatro cilindros que gerava 30 cv de potência.

A partir daí, a Kombi brasileira viajou o mundo. Já nos anos 70, ela começou a ser exportada para mais de 100 países. Os principais mercados foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai. Ah, e a última Kombi produzida no mundo também saiu da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, em dezembro de 2013.

Kombi, na verdade, é apelido

Kombi em testes. Foto: Divulgação

O nome Kombi é, na verdade, uma abreviação adotada no Brasil para o termo em alemão “Kombinationsfahrzeug”. Em português, significa “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”. Na Alemanha, o modelo recebeu o nome VW Bus T1 (Transporter Número 1). 

Saiba+: Zero km: os 10 carros mais baratos do Brasil em 2019

Saiba+: 5 filmes de carros pra quem gosta de velocidade

56 anos de produção, várias versões e motores

A Kombi foi produzida no Brasil por 56 anos consecutivos mas passou por várias reestilizações e também ganhou algumas versões diferentes. Alguns anos após seu lançamento, começou a ser vendido o modelo de seis portas nas versões luxo e standard. 

Além das versões com janelas traseiras de vidro ou furgão, a Kombi também foi fabricada como picape, com cabine simples ou cabine dupla. Dá pra imaginar? Com o tempo, a Kombi passou a ter motor 1.6 e versões movidas a diesel, gasolina e etanol. 

Kombi tipo vc

De acordo com a Volkswagen, um dos pontos fortes da Kombi sempre foi a facilidade de adaptação para diferentes tipos de uso. O mesmo modelo que virou ícone no festival de Woodstock também foi usado ao redor do mundo como ambulância, viatura policial, veículo do Corpo de Bombeiros, veículo de lazer, escritório móvel, biblioteca circulante, carro funerário, lanchonete e até carro de reportagem de televisão e rádio. 

Tão clássica que teve até campanha de deslançamento

A última unidade da Kombi foi produzida em 2013 e, para marcar a despedida do mercado brasileiro, a Volkswagen lançou a série especial Last Edition. Com apenas 1.200 unidades, o modelo recebeu pintura bicolor azul e branca no famoso estilo “saia e blusa” e detalhes internos diferenciados. Ao mesmo tempo, a montadora promoveu uma campanha de “deslançamento” do modelo com um site que ficou aberto para receber histórias de proprietários. 

Com base nos relatos recebidos, a VW publicou um “testamento” para o modelo, contendo seus últimos desejos. Em vídeo, a Kombi agradece alguns dos autores das histórias recebidas dando de presente suas peças mais marcantes e volta para casa para rever seu “irmão” – o filho de Ben Pon. 

 

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora