5 cuidados que você deve ter para não danificar a pintura do carro

É importante ficar de olho na pintura do seu carro para que ela fique sempre em dia

• por
Imagem: Shutter

A pintura do carro diz muito sobre como você cuida dele, já que depois de muito sol, chuva e sereno, ela pode mostrar sinais de desgaste. Quem anda muito por aí sabe que , às vezes, é difícil de achar uma vaguinha na sombra… quanto mais em lugares cobertos.

 A gente conversou com o Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), e reuniu 5 cuidados que você deve ter para não danificar a pintura do seu carro. 

Saiba+: Chegou o verão: principais cuidados com o carro

Saiba+: Veja 5 aplicativos para carros que ajudam na manutenção e economia

1 – Não deixe o sol queimar a pintura do carro

O efeito do sol em um carro é quase o mesmo que na nossa pele: ele queima. Por isso, sempre que der, estacione na sombra ou em locais cobertos.Dependendo da temperatura, o sol pode danificar o interior do veículo também, como o banco e as partes de plástico, que podem ressecar. Para isso, películas escuras e até o bom e velho protetor de papelão ou o aluminizado, que é colocado no vidro, podem ajudar.

2 – Evite lavar o carro em casa

O barato pode sair caro, né? Alguns materiais e detergentes não recomendados, como buchas de lavar louça, podem acabar prejudicando a pintura. Sem falar que sempre vale o cuidado com o desperdício de água! “Hoje existem muitos produtos para fazer a limpeza do seu carro em casa. Mas, por outro lado, você também pode conferir serviços especializados em lava-rápidos, faça a balança!, diz Antonio. 

3 – Não pare o carro embaixo de árvores 

Todo mundo já teve o veículo “presenteado” pelos dejetos de passarinhos, que causam danos na pintura do carro. Se encontrar o seu carro assim, o primeiro passo é jogar água ou tentar tirar com limão. Depois, se notar que o dejeto atingiu o verniz, aí o jeito é ir à uma oficina para encerar o carro.

4 – Mantenha a pintura do seu carro em dia

Tempo vai, tempo vem… seu carro passa pelo sol, chuva e sereno e todas essas mudanças climáticas podem deixar a pintura do carro manchada ou opaca. Aí, o jeito é manter uma rotina: encerar o carro a cada 60 ou 90 dias e polir a cada dois anos. 

Segundo Antonio, o polimento vai tirar uma camada bem fininha da pintura, reacendendo o brilho da tinta, e a cera vai conservar esse brilho! 

5 – Tenha um seguro que cuide dos reparos do seu carro

É claro que com um seguro que você monta do seu jeito, tipo o Seguro Auto Youse, dá para escolher a assistência Reparos na Lataria, que é pra aqueles consertos mais simples na lataria do seu carro que não compensam acionar as outras coberturas que você contratou. 

Essa assistência cobre reparos avaliados em até R$ 1.000 e tem uma franquia de R$ 150, que você paga direto para a oficina credenciada que for realizar o conserto. Assim, você mantém o seu carro em dia e sem gastar tanto! 

 

Imagem ilustrativa

Saiba o valor do seu Seguro

Com o Seguro Auto Youse você escolhe os serviços para deixar o seu carro sempre numa boa. É só escolher as assistências e coberturas que combinam com a sua rotina e fechar o contrato pelo celular!

Quanto custa?
Youse - Caixa Seguradora