7 dicas pra escolher um mecânico de confiança

Com esse guia, vai ser super fácil achar um melhor amigo pro seu carro!

• por
Imagem: GettyImages

A gente só percebe o quanto faz falta ter um mecânico de confiança quando precisa dele, né? Como dia 21 de dezembro é comemorado o Dia do Mecânico, a gente decidiu acabar com essa questão de uma vez por todas e te ajudar a achar um melhor amigo pro seu carro. Vem com a gente! 🙂

Saiba+: Tudo o que você precisa saber sobre central multimídia

Saiba+: 5 dicas pra alugar um carro numa boa

Saiba como encontrar um bom mecânico

Na dúvida, pergunte

Antes de mais nada, converse com as pessoas e peça referências. Sempre tem aquele amigo pronto pra contar uma história sobre como um mecânico o ajudou a escapar de um perrengue ou um primo pra alertar a quem definitivamente não recorrer quando precisar de ajuda. Referência é tudo!

Personalidade importa

Sempre que tiver um contato em mãos, dê uma ligada e bata um papo com a pessoa, pra entender como ela trabalha e que tipo de serviços oferece. Pergunte sobre garantia, cálculo da mão-de-obra, onde consegue as peças e, claro, peça um orçamento. Lembre-se de que, além de talento, é legal que o profissional tenha uma personalidade compatível com a sua pra evitar qualquer atrito. É aquele velho ditado, o santo precisa bater!

O valor está nos detalhes

Um bom jeito de saber se o mecânico escolhido vai ser o melhor amigo do seu carro é reparar se ele dá atenção aos mínimos detalhes – sem aquele famoso “jeitinho brasileiro”, sabe? Veja se ele tá preocupado em solucionar qualquer pequeno problema de forma cuidadosa.

Pesquise preços de mercado

Por mais gente boa que a pessoa seja, é importante checar se os preços que ela está cobrando são semelhantes aos praticados no mercado. Outra coisa essencial é notar se o profissional está tentando empurrar algum serviço além do necessário. Se sentir que é o caso, melhor procurar outro mecânico!

O barato sai caro

Sim, é importante pesquisar valores, mas nunca caia na cilada de optar pelo mecânico apenas por ser mais barato, tá? Saiba ponderar nessas horas e entender qual profissional oferece o melhor custo-benefício.

Pontualidade inglesa 

Desde o começo da negociação até a finalização do serviço, repare se os prazos estão sendo cumpridos. Sempre preze por um profissional que se atente aos horários e à agenda. Se dessa vez houve atrasos, repita os nossos passos e procure outro profissional. Uma hora você vai encontrá-lo, a gente tem certeza!

A oficina também importa

Sim, a gente tá aqui falando do mecânico, mas a boa reputação da oficina em que ele trabalha também é fundamental. Existe uma série de órgãos regulamentadores que certificam oficinas a partir de um determinado padrão de qualidade na manutenção do seu carro. É o caso da Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), que tira dúvidas dos consumidores e disponibiliza um catálogo de oficinas credenciadas. O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) também certifica locais com nível de excelência na prestação dos serviços de manutenção. Vale checar!

Ah, e sempre faça a vistoria do carro antes de levá-lo para a oficina, tá? Isso pode poupar dores de cabeça lá na frente! E a gente nem precisa dizer que, além de um bom mecânico, é super importante ter um bom seguro, né? Então, tá esperando o que pra fazer um Seguro Auto com a gente? Dá uma olhada no nosso site pra ver como é fácil contratar um seguro 100% digital, personalizado e que cabe no seu bolso! 🙂