7 exercícios para fazer dentro do carro

Bora aproveitar o tempo parado no trânsito para manter o corpo saudável?

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Imagem: GettyImages

O brasileiro passa, em média, 2h07min por dia no trânsito, o que daria cerca de 32 dias por ano dentro do carro (#Tenso), foi o que apontou uma pesquisa divulgada durante o evento Summit Mobilidade Urbana 2019. E provavelmente, mesmo com a pandemia e depois da flexibilização das atividades, esse tempo não mudou. 

A gente sabe que algumas pessoas passam muito mais tempo neste “anda e para” das principais vias do país. E ficar várias horas sentado, na mesma posição, pode causar desconfortos, principalmente nas costas, ombros e região da lombar.

Para aqueles dias em que nem o aplicativo de mapas consegue te ajudar a fugir do trânsito, o melhor a se fazer é esquecer as mensagens no celular e investir em alguns exercícios que possam ser feitos dentro do carro, com toda a segurança. “São atividades para aliviar a parte muscular e recuperar o padrão postural, para que o motorista, e os passageiros, possam chegar com mais tranquilidade ao destino final”, afirma Stephanie Iara Heidorn, personal trainer, especialista em melhora do movimento e postura e professora de alongamento da Bodytech, no Rio de Janeiro.

Já para Maurício Garcia, fisioterapeuta do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e proprietário da MG Fisioterapia Especializada, em São Paulo, os movimentos podem ajudar, e muito, a aliviar a tensão que o trânsito, ou até mesmo a rotina, traz pro motorista. “Os exercícios, inclusive, ajudam a melhorar a postura ao trabalhar movimentos de ombros e cervical”, completa. 

Confira a seguir a nossa lista de 7 exercícios para fazer dentro do carro na hora do trânsito e ganhar mais saúde.  

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Exercícios para fazer dentro do carro

Rotação da cervical

Quando dirigimos, ficamos muito tempo com a coluna pra frente, tensionada, o que pode gerar dores nas costas. Este exercício trabalha a extensão e flexão da cervical, o que reduz a pressão nesta área do nosso corpo.

Como fazer: Jogue as costas para trás, como se fosse grudar no banco do carro, e olhe para cima, esticando o pescoço. Em seguida, retorne a cabeça para posição normal. Olhe para frente e leve o queixo para trás, em direção ao pescoço.

Sequência: 1 a 2 vezes de 10 repetições.

Movimento rotacional dos ombros

Como temos que ficar com os braços no volante o tempo todo, os ombros ficam para frente e o peitoral mais fechado. Este exercício ajuda na abertura da caixa torácica e também na correção da postura.

Como fazer: Coloque as duas mãos apoiadas na lateral do banco do carro e eleve os ombros em direção às orelhas. Depois, jogue os ombros para trás e, em seguida, desça-os, encaixando as escápulas. 

Sequência: 1 a 2 vezes de 10 repetições.

Alongamento lateral de pescoço

Este exercício ajuda a aliviar a tensão e a melhorar aquela sensação de cansaço na região do pescoço por ficar tanto tempo na mesma posição.

Como fazer: Coloque a mão esquerda no volante ou na lateral do banco e leve a mão direita em direção ao topo da cabeça. Puxe levemente a cabeça para o lado direito, até sentir alongar toda a lateral da coluna cervical. Faça o mesmo movimento do lado esquerdo. 

Sequência: 1 a 2 vezes de 20 segundos de cada lado.

Rotação lateral de pescoço

Este movimento é uma continuação do alongamento lateral do pescoço, e tem como objetivo relaxar ainda mais a região.  

Como fazer: Com a cabeça virada para o lado esquerdo, leve a mão esquerda em direção à parte de cima da cabeça e puxe-a levemente para baixo, em direção aos ombros. Repita o mesmo movimento no lado direito.

Sequência: 1 a 2 vezes de 20 segundos de cada lado.

Rotação externa de ombros

O exercícios é ótimo para fortalecer a musculatura de ombros e peitoral, além de recuperar o equilíbrio  da região cervical.

Como fazer: Com uma mão no volante, leve a outra mão até a lombar. A palma da mão deve estar voltada para o banco do carro. Leve o cotovelo em direção ao abdômen (o ombro também deve se movimentar levemente para frente). Volte à posição inicial e troque de lado.

Sequência: 1 a 2 vezes de 5 a 8 repetições de cada lado. 

Mobilidade de coluna

Ajuda a alinhar a cervical e abrir a caixa torácica, que fica muito tempo contraída enquanto estamos com as mãos no volante.

Como fazer: Olhe para cima e solte o ar. Em seguida, leve o queixo em direção ao peito, enrolando a coluna e com o abdômen contraído. Depois, puxe o ar e alongue a coluna, empine o bumbum e estufe o peito.

Sequência: 1 a 2 vezes de 10 repetições.

Flexão lateral de coluna

Com este exercício, fechamos o nosso ciclo com um alongamento na parte lateral da coluna, o que reduz a tensão desta parte, também.

Como fazer: Com a mão direita no volante, eleve o braço esquerdo em direção ao teto do carro. Em seguida, incline o corpo para o lado esquerdo. Volte à posição inicial e repita o movimento do lado direito.

Sequência: 1 a 2 vezes de 20 segundos de cada lado.

Vale lembrar que você pode fazer estes exercícios em casa, também. Aí é só relaxar e #XôTensão. E para não ter mais estresse depois deste alívio todo, que tal contratar um Seguro Auto, da Youse? É só acessar o site ou aplicativo e resolver tudo 100% online.