Dicas de aluguel de carros: saiba o que fazer pra alugar o seu

Fique por dentro dessas dicas do Procon-SP que vão te deixar curtir o seu carro alugado numa boa

• por

Vai viajar e não tem um carro pra chamar de seu e quer andar por aí numa boa e até mesmo economizar? A gente procurou o Procon-SP e reuniu algumas dicas de aluguel de carros que vão te ajudar.

Saiba+: 5 cuidados que você deve ter para não danificar a pintura do carro

Saiba+: Como organizar os gastos com carro no começo do ano

Antes de tudo, saiba economizar

Uma dica valiosíssima é conferir como é feita a cobrança do aluguel de carros, que pode ser tanto por quilometragem, quanto por horas ou dias. É assim que você pode fazer uma estimativa de como será seu trajeto e comparar opções de preço em locadoras diferentes pra saber qual é a que cabe no seu bolso. 

Fique de olho na segurança 

Cadeirinha para crianças e GPS são serviços opcionais e tarifados. Além de checar a disponibilidade dos itens, você também vai precisar colocar esses gastos extras na conta. Se tiver crianças, não se esqueça de pedir a cadeirinha adequada para cada idade.

E os acidentes com aluguel de carros?

Segundo o Procon, a locadora deve informar quantas horas compõem a diária, se podem existir taxas extras caso você atrase a devolução, se o carro tem seguro e sobre o que fazer em caso de roubo ou furto. Mas também é importante que você saiba como agir se rolar algum acidente enquanto estiver com o carro alugado.

Aí, você pode perguntar como funciona a cobrança dos custos de aluguel de carro para eventuais consertos na oficina, quem fica responsável pela franquia do seguro, se é cobrada diária do aluguel mesmo enquanto o veículo estiver no conserto e quem terá que pagar por um guincho se for necessário. Todas essas informações também devem estar no contrato, então, fique atento!

Entre as dicas de aluguel de carros, tem mais uma muito importante: quando receber o carro alugado, lembre de anotar o dia e horário exatos e fazer uma vistoria junto à locadora.

Vale acompanhar a vistoria de perto, guardar uma via do documento e até tirar fotos do veículo se for possível. O Procon-SP também recomenda conferir se o carro possui todos os itens de segurança como chave de roda, estepe, macaco e triângulo.

Saiba+: Carro alugado ou uber: qual vale mais a pena na viagem?

Quem pode fazer aluguel de carros?

Para alugar um carro, o condutor deve ter no mínimo 21 anos de idade e a sua CNH permanente há pelo menos dois anos. Lembrando que a habilitação deve estar em dia e ser equivalente à categoria do veículo que for alugar.

Algumas locadoras até aceitam condutores menores de 21 anos, mas podem cobrar uma taxa adicional de um aluguel de carro.

Se houver mais de um condutor, você precisa fazer o cadastro na hora do aluguel. Isso é importante porque se rolar um acidente com uma pessoa não cadastrada ou não habilitada, o seguro pode negar a cobertura.

E se eu levar uma multa?

Você fica responsável pelas multas de trânsito durante o período em que estiver com o carro alugado. Então respeite a sinalização de trânsito, limites de velocidade e locais de estacionamento sempre! Você pode receber cobranças por uma infração mesmo depois de devolver o veículo.

Saiba +: Aluguel de carros: dicas na hora de alugar o seu

Como funciona a devolução?

Normalmente é permitido devolver o carro em um local diferente do da retirada. Mas é preciso verificar se existe alguma cobrança adicional por isso ou se será necessário fazer a devolução com antecedência. Mas se você devolver o carro sujo ou com o tanque vazio, terá que pagar uma taxa. Normalmente, acaba saindo mais caro do que abastecer e lavar o carro por conta própria.

Pronto! Com essas dicas de aluguel de carro você já pode viajar numa boa! 

Imagem ilustrativa

Faça sua simulação agora

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora