Aprenda a economizar no consumo de gasolina do carro

Com essas dicas vai ser muito mais fácil poupar combustível e ficar numa boa!

• por
Imagem: GettyImages

Não tem jeito, ter carro é ter gasto com combustível, mesmo que seja só pra uma ida rápida ao supermercado ou à farmácia. Pra você ficar numa boa e não levar um susto com os gastos no fim do mês, a gente separou algumas dicas pra ajudar a economizar gasolina, dá uma olhada!

Saiba+: Veja 5 aplicativos para carros que ajudam na manutenção e economia

Saiba+: Dia Nacional do Meio Ambiente: conheça os carros menos poluentes e mais econômicos do Brasil

7 dicas pra economizar gasolina 

Saiba quanto o seu carro consome

Você sabe quanto o seu carro consome? Se ainda não sabe, é hora de descobrir! Essa informação super simples vai ajudar bastante na hora de economizar gasolina. Nos sites das montadoras ou no Programa de Etiquetagem do InMetro, é possível encontrar esse dado. Pra descobrir por conta própria, é só encher o tanque e rodar uma quilometragem alta. Em seguida, encha o tanque novamente, verifique a quilometragem rodada e a quantidade de litros que gastou e divida um número pelo outro. Por exemplo: se você gastou 22 litros pra rodar 250 quilômetros, a conta será 250 dividido por 22, que é igual a 11,36. Nesse caso, o veículo fez 11,36 km/litro. Sabendo disso, você consegue se planejar melhor pra percorrer qualquer destino!

Verifique pneus e rodas

Pneus mal calibrados fazem o motor forçar mais pra girar, elevando o consumo de gasolina. Pra você ter ideia, um pneu calibrado com a pressão errada pode levar a um aumento de consumo de 1,5% a 3%. Mas fica tranquilo que a solução pra isso é simples! É só manter a pressão adequada, de acordo com o que indicar o manual do veículo. Esse processo de calibragem precisa ser feito a cada 15 dias, combinado? Também é importante prestar atenção no alinhamento do carro. Quando as rodas não estão alinhadas, elas se arrastam, o que diminui a vida útil dos pneus também.

Mantenha somente o necessário dentro do carro

É muito comum deixarmos roupas, malas e até cadeirinhas infantis dentro do veículo. Se puder evitar isso, a gente recomenda, tá? Isso porque carros com mais peso exigem mais do motor e, quanto mais ele for forçado, mais combustível será utilizado. Fique de olho!

Preste atenção na marcha 

Se seu carro for manual, tome cuidado pra não fazer tanta força na hora de trocar a marcha, beleza? Trocar a marcha de forma inadequada pode forçar o motor e, como a gente já disse, aumentar o consumo de combustível. Pra não ter erro, é só olhar o manual do proprietário. Nele, você encontra qual a rotação e a velocidade ideais pra troca da marcha. Com o tempo, motoristas mais experientes aprendem a “ouvir o motor” e saber, simplesmente pela audição, qual é o momento correto pra cada troca. Pegar leve na hora de acelerar também força menos o motor e te ajuda a poupar.

Cheque a procedência do combustível

Sabe aquele posto que tá cobrando o litro do combustível muito abaixo da média? A dica é sempre lembrar do famoso ditado “o barato sai caro” e desconfiar! Combustíveis de procedência duvidosa são consumidos de forma muito mais rápida, além de prejudicar o motor, já que os veículos foram feitos pra rodar com 27% de etanol dentro da gasolina e nada acima disso.

Filtros sempre limpos

É importante manter a limpeza dos filtros de ar e de combustível em dia e fazer as trocas como manda o manual do proprietário. Caso contrário, as velas podem entupir, forçando o motor. 

Seja um bom motorista

Nossa última dica, mas não menos importante, é que você preste atenção ao seu comportamento no trânsito: use a caixa de marchas, diminua gradativamente a velocidade quando o semáforo ficar vermelho, em vez de deixar em ponto morto, e pare de acelerar o carro antes de desligá-lo. Seu bolso agradece! 

Ah, e se por acaso você ficar sem gasolina, a Assistência a Automóvel do Seguro Auto Youse tem serviço de pane seca, que reboca seu carro até o posto de combustível mais próximo. Faça uma cotação e monte um seguro #TipoVc agora mesmo! 🙂