Batida de carro: e agora o que fazer?

• por
batida de carro batida de carro

Quem dirige muito por aí pode acabar se envolvendo em batida de carro ou até mesmo vendo um acidente bem de pertinho. Nos dois casos, a principal recomendação é manter a calma para evitar que outras pessoas se envolvam na colisão. O ideal é seguir algumas orientações do Detran para ficar seguro e também não levar multas. Veja o que fazer!

Resolvendo a batida de carro

Se a batida de carro não causar vítimas e seu carro continuar funcionando, o primeiro passo é sinalizar o local. Ligue o pisca alerta e posicione o triângulo a uma distância de 30 metros do carro. Se for possível, tente estacionar em um local seguro para não interromper o fluxo do trânsito. Depois, anote as informações sobre o acidente para registrar um Boletim de Ocorrência.

Isso inclui dados dos condutores e dos veículos envolvidos, endereço do local, dia, horário e até fotos dos danos. O B.O. não é obrigatório em casos de acidentes de trânsito sem vítimas, mas ele pode ser importante para a reparação dos danos, acionar a sua seguradora ou iniciar um processo de indenização na justiça, quando necessário.

Em caso de vítimas, entre em contato com os serviços de emergência. Os telefones são 190 para ligar para a Polícia Militar, 192 para o SAMU e 193 para os Bombeiros. Nesse caso também é importante preservar o local e não movimentar os feridos. Aguarde a chegada do socorro médico e da polícia, que fará um registro do acidente no próprio local ou em uma delegacia.

Cuidado com as multas

Além de garantir a sua segurança e a dos outros motoristas, seguir o procedimento indicado pelo Detran também evita que você seja multado. Em caso de batia de carro, deixar de prestar ou providenciar socorro às vítimas (omissão de socorro), de preservar o local de crime e deixar de colaborar para o registro da ocorrência são considerados crimes.

Omissão de socorro, por exemplo, pode render uma multa de quase R$ 1.500 e detenção de um a seis meses. Outra situação que também pode gerar infração de trânsito é deixar de retirar os veículos envolvidos em acidentes sem vítimas da rua. Nesse caso, a multa é de R$ 130 com quatro pontos da CNH. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é preciso priorizar a segurança e fluidez da via.

E se eu vir uma batida de carro?

A curiosidade de outros motoristas pode atrapalhar ainda mais o fluxo do trânsito. É bom tomar cuidado ao passar por uma batida, mas continue seu trajeto normalmente para evitar outros acidentes. O Detran orienta que quem esteja dirigindo pelo local não use o celular ao volante para tirar fotos ou filmar. Lembre que dirigir usando o celular também é uma infração de trânsito e ainda aumenta o risco de outra colisão.

Imagem ilustrativa

Seguro Auto

Se acontecer um acidente com o seu carro, o Seguro Auto Youse tem a cobertura de Colisão que vale pra qualquer batida e até perda total. Aí, essa cobertura garante o valor total contratado do veículo de volta no seu bolso, pra você usar como quiser e ficar numa boa! 

Saiba mais aqui
Youse - Caixa Seguradora