Capa para carro faz bem ou mal pra lataria?

A gente conversou com um especialista pra tirar todas as suas dúvidas!

• por
Imagem: GettyImages

Não é todo mundo que tem a possibilidade de deixar o carro guardado em um local coberto, né? Quem estaciona o veículo ao ar livre acaba deixando a pintura e a lataria do carro expostas à poeira e à sujeira de passarinhos, além da ação da maresia, da umidade e do excesso do sol. Nessas horas, será que colocar uma capa para carro ajuda ou atrapalha ainda mais? Pra tirar essa dúvida, a gente conversou com Alberto Meyer, auditor no Instituto da Qualidade Automotiva, confere aí!

Saiba+: #ModoCasa: aprenda alguns cuidados com o carro enquanto estiver parado

Usar capa para carro é vantajoso?

A resposta pra essa pergunta é: desde que você use direitinho! Abrir mão da capa para carro pode danificar a lataria, mas se o veículo estiver com a capa embaixo de um sol muito forte, por exemplo, pode criar uma espécie de estufa e gerar calor excessivo, o que também não é nada bom pra pintura. Então, pra que a capa trabalhe a seu favor, o carro precisa estar estacionado em um local com sombra, combinado? Além disso, Alberto dá outras dicas bem bacanas pra você:

  • Não use a capa para carro se ela estiver úmida, principalmente se estiver molhada por dentro, ok? Seque-a sempre ao sol e só a utilize quando estiver totalmente seca. A umidade pode enferrujar a lataria;
  • Não coloque a capa se o motor do carro ainda estiver quente. A umidade proveniente do calor do motor pode formar uma camada de umidade entre o carro e a capa, o que, como a gente disse aí em cima, não é nada legal pra lataria;
  • Não utilize capas em carros recém-pintados. Sempre pergunte à oficina qual o prazo de espera mais indicado para o tipo de tinta e de pintura realizada para evitar qualquer dano ao carro;
  • Certifique-se de que a capa não apresenta infiltrações. Elas podem manchar a lataria;

A capa #TipoVc

Talvez você não saiba, mas existe uma capa pra carro pra cada necessidade. Pra você entender direitinho, a gente preparou um guia bem fácil!

  • Pra proteger seu veículo do sol ou da chuva

Pra esses casos, compre uma capa impermeável, com proteção UV e forração interna. E dê preferência para as que refletem a luz solar, que vão evitar aquele efeito estufa que a gente comentou ali em cima!

  • Pra proteger seu veículo do acúmulo da poeira 

Se você guarda o seu carro em um local fechado e seu inimigo número um é a poeira, procure uma capa permeável, que absorva a umidade e proteja o veículo do acúmulo de pó.

  • Pra proteger carros que dormem ao relento

Nesses casos, o objetivo é proteger a pintura da umidade do sereno e de eventuais chuvas com granizo, além das chuvas ácidas, típicas das grandes cidades. As capas mais indicadas são as de polietileno texturizado, com forração total, inclusive nas laterais do carro.

Ah, vale dizer que também existem capas com zíper lateral, que permitem que você entre no veículo sem precisar retirá-las pra pegar objetos ou realizar manutenções!

E aí, curtiu nossas dicas? Outro jeito bem fácil de ficar numa boa com o seu carro é adquirir um Seguro Auto Youse! Com ele, seu veículo fica sempre protegido e você pode usar as coberturas e assistências sempre que precisar. Clique aqui e saiba mais!