Carro alugado ou uber: qual vale mais a pena na viagem?

• por

Na hora de planejar uma viagem, todo mundo pensa logo em quanto vai gastar com as passagens e qual é a melhor opção de hospedagem. Mas e quando chegar lá, qual é a melhor forma de se locomover? Dependendo do roteiro, vale mais a pena alugar um carro ou usar apenas aplicativos como Uber. Pensando nisso, separamos as vantagens e desvantagens de cada opção pra você fazer a melhor escolha. Dá uma olhadinha:

Carro alugado

Alugar um carro pode ser a melhor opção para quem pretende rodar muito ou até visitar mais de uma cidade. Em viagens internacionais, você pode conseguir até desconto para estrangeiros (é só perguntar na hora da reserva). Mas, nesse caso, é importante pesquisar quais são os documentos necessários para fazer o aluguel no país e se você vai precisar da PID (Permissão Internacional para Dirigir) por lá.

Se estiver em família e viajando com crianças, dá pra encontrar um carro mais espaçoso e garantir que ele terá o assento correto para os pequenos viajarem com segurança. Ter um carro à disposição oferece mais autonomia durante a viagem, mas também existe a  responsabilidade pra quem for o motorista da rodada de se preocupar com estacionamento e combustível. Além de ficar atento com as leis locais para evitar multas.

Esses dois itens também precisam entrar na conta, mas você consegue planejar os gastos do aluguel com antecedência. Uma boa dica também é utilizar buscadores que comparam preços de locadoras de veículos pra encontrar a melhor oferta.

Uber

Se você for ficar hospedado em apenas uma cidade e pretende se locomover por distâncias mais curtas, os preços da Uber podem ser bem mais vantajosos. Aí você não precisa se preocupar em dirigir por um lugar que não conhece e, dependendo do motorista, dá até descolar um “guia” com algumas dicas locais. Não ter o carro disponível 24 h também pode ser uma oportunidade para se exercitar e explorar a cidade a pé.

Por outro lado, a Uber só acomoda 4 passageiros e não é tão seguro pra quem está viajando com crianças que ainda precisam da cadeirinha. Chamar um carro pelo app também vai depender 100% da internet do seu celular. Então se o destino for internacional, é bom garantir um pacote de dados para a viagem toda. Ah, e o serviço da empresa ainda não é regularizado em algumas cidades brasileiras e outros países. Confira aqui a lista de cidades em que a Uber atua.

Você consegue encontrar um carro adaptado para a suas necessidades no momento, já que existem categorias de veículos diferentes. Uber X é a mais acessível e oferece apenas carros compactos. A Uber Select funciona como uma intermediária, com carros mais novos.Já a Uber black possui modelos sedan premium por um custo mais alto. Para sair e chegar ao aeroporto, você pode pedir um Uber Bag com mais espaço no porta-malas. E em alguns lugares existe até a categoria Bike Rack, com suporte para bicicleta.

Aqui na Youse você também pode escolher um seguro do seu jeito, seja Auto, Residencial ou Vida: é só clicar aqui! 😉