Carro com vidro quebrado: saiba o que fazer

• por
carro com vidro quebrado carro com vidro quebrado

Os vidros também são itens de segurança do carro e precisam de alguns cuidados especiais. Mas se algum objeto cair ou rolar uma colisão que quebre o vidro, você sabe o que fazer? A gente conversou com Eduardo Noronha, que é gerente comercial da Autoglass, pra saber mais sobre como funciona o reparo e a troca para carro com vidro quebrado. 

Na verdade, são aplicados dois tipos diferentes de vidros nos carros. No para-brisa, é usado um vidro laminado composto por duas camadas (ou lâminas) de vidros unidas por um material de silicone no meio, chamado de PVB. É por isso que, quando o vidro laminado quebra, ele trinca mas mantém os estilhaços

Já os vidros laterais e traseiro são do tipo temperado, que, quando quebram, se partem em vários pedaços. E essa diferença é justamente uma questão de segurança, viu? O para-brisa precisa ser mais resistente para garantir a visibilidade do motorista e até evitar que algum objeto entre no carro através do vidro. Mas, se acontecer um acidente em que não seja possível abrir as portas, por exemplo, as janelas tendem a ser quebradas para que os ocupantes consigam sair do veículo.

Saiba+: Como saber se está na hora de trocar a palheta do carro?

Saiba+: Os carros que menos desvalorizam entre os mais vendidos de 2019

Como consertar meu carro com vidro quebrado?

Eduardo explica que é possível fazer o reparo do para-brisa nos casos em que a trinca é menor do que uma moeda de um real. Nas lojas Autoglass, o serviço leva em média 30 minutos para ser feito. Mas se os danos forem maiores, a única solução é fazer a troca do vidro por completo. O para-brisa demora cerca de 4 horas para ser trocado e os vidros laterais, em torno de 1 hora cada.

Mas não é só quando o carro com vidro quebrado que precisa de cuidados. Pra fazer a manutenção no dia a dia, o indicado é usar um limpa vidros específico para carros e evitar produtos com muita química. Eduardo ainda indica fazer a aplicação de um líquido de cristalização, que cria uma película no vidro e ajuda a repelir a chuva fina, por exemplo. 

Outra dica é lembrar de fazer a lubrificação das canaletas dos vidros laterais, que inclui uma limpeza e a aplicação de um silicone. Com o tempo, o espaço entre o vidro e a porta vai acumulando sujeira e fica mais difícil de subir os vidros. 

O para-brisa trincou? Cuidado com as multas!

Fique ligado: o carro com vidro quebrado pode render uma multa. Dirigir por aí com fraturas ou trincas no para-brisa que atrapalhem a visão é considerado uma infração grave, com multa de R$ 195,23, 5 pontos na CNH e até a apreensão do veículo. Segundo a resolução 216 do Contran, é permitido rodar com, no máximo, três danos no para-brisa que estejam fora da área crítica de visão do motorista. Trincas devem ter menos de 20 cm de comprimento e rachaduras circulares, menos de 4 cm de diâmetro.

O seguro cobre a troca e reparo dos vidros?

Se você quiser uma ajuda extra para cuidar do seu carro com vidro quebrado, pode contratar a assistência de Reparos Simples ou Reparos Completos do Seguro Auto Youse. A de Reparo Simples inclui consertos de para-brisa, vidros, amassados e arranhões. Já a de Reparos Completos cobre, além desses serviços, consertos de faróis, lanternas e retrovisores. Tudo feito nas lojas ou rede credenciada Autoglass. Confira todas as condições de uso no Manual de Assistências.

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora