Chegou o verão: principais cuidados com o carro

Antes de colocar o pé na estrada, veja quais itens precisam de cuidado especial pra fazer uma viagem segura

• por
cuidados com o carro cuidados com o carro

Pra muita gente, a chegada do verão significa colocar o pé na estrada. Mas antes de encher o porta-malas, é importante ter alguns cuidados com o carro. A gente conversou com o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), pra te mostrar quais itens precisam de uma revisão antes das férias.

Antes de cair na estrada, cuide dos pneus

Segundo Erwin, o maior risco é começar a viagem com pneus que já chegaram ao limite de utilização. Rodando a mais de 60 km/h, aumentam as chances de acontecer aquaplanagem ao passar por uma poça, por exemplo. Então, é bom ficar de olho, já que essa estação é marcada pelas chuvas fortes por aqui.

O indicado é fazer uma revisão anual depois dos 5 anos de uso e a troca por pneus novos depois de 10 anos, mesmo que eles não tenham chegado ao limite de desgaste. A calibragem é outro fator importante. Com as temperaturas elevadas, a borracha tende a ficar mais mole, o que prejudica a aderência ao solo. 

Você pode calibrar os pneus toda semana seguindo as especificações do seu modelo de carro. E não vai esquecer do estepe, ok? Se algum pneu furar no meio da viagem e precisar fazer a troca, é bom garantir que o reserva esteja prontinho para usar!

Saiba+: Como cuidar dos pneus do carro antes de viajar

Revise itens de plástico e borracha

Pegar a estrada muda o ritmo de rodagem do seu carro e algumas peças podem precisar de uma forcinha extra. Antes de fazer uma viagem, invista em uma bela revisão em todos os elementos de plástico e borracha do motor que possam estar ressecados. Além disso, vale ficar de olho nas palhetas do limpador do para-brisa. O ideal é fazer a troca todo ano, mas se ao ligar você perceber algum barulho ou riscos no vidro, saiba que é hora de comprar palhetas novas.

Cuidados com o carro: abra os vidros

Dia na praia, passeio no parque… pode ser difícil achar uma vaga pra estacionar na sombra durante as férias. Mas se você deixar o carro fechado por muito tempo sob o sol forte, é importante fazer o ar circular antes de dar a partida. Isso porque as altas temperaturas liberam vapores de substâncias químicas presentes em alguns materiais, que podem ser prejudiciais à saúde. Assim que entrar no carro, abra os vidros pra retirar o acúmulo de vapores e depois ligue o ar condicionado.

Proteja a pintura

Do lado de fora, a pintura também sofre com os efeitos de chuvas e sol forte. Pra conservar o brilho da lataria durante o verão, a dica de cuidados com o carro é investir na cristalização. O serviço conta com a aplicação de uma resina protetora que ajuda a aumentar a vida útil da tinta original e ainda reduz riscos. 

E se quiser garantir uma proteção extra, você também pode contar com o nosso Seguro Auto Youse! São várias coberturas pra te deixar seguro e serviços úteis pra cuidar do seu carro no dia a dia 🙂

Imagem ilustrativa

Seguro auto pra usar nas férias ;)

Pra viajar por aí numa boa, garanta o seu Seguro Auto Youse! É só fazer uma cotação online escolhendo as coberturas e assistências que você quer contratar.

INICIAR COTAÇÃO
Youse - Caixa Seguradora