Chevrolet anuncia recall do Onix Plus por risco de incêndio

• por
Imagem: GM

Nesta sexta-feira, a General Motors anunciou oficialmente o recall do Chevrolet Onix Plus.
Nos últimos dias, algumas notícias foram publicadas informando que o Onix Plus 2020 pega fogo. Foram registrados casos de incêndios espontâneos no carro de um consumidor e em um modelo no pátio da montadora. 

A GM já tinha orientado as concessionárias da rede a suspender a venda do veículo e a reter os que foram para revisão. Mas agora é possível conferir o recall no site da Chevrolet. Os carros de chassi LG100091 a LG139164 deverão atender ao chamado a partir do dia 18 de novembro. 

Imagem: Reprodução Internet

Segundo o comunicado oficial da marca, é necessário fazer uma calibração do módulo de controle de motor. Em determinados casos, um defeito na fabricação dele pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos ao pistão. Essa condição pode levar à quebra de bloco do motor, e assim, provocar um vazamento de óleo nas partes quentes, que pode fazer com que o Onix Plus pegue fogo.

O serviço anunciado no recall do Chevrolet Onix Plus 2020 será feito de forma gratuita e em torno de 90 minutos tudo estará resolvido, de acordo com a montadora.

Saiba+| Entenda o que é recall e como saber se seu carro foi convocado

Segundo o comunicado oficial da marca, é necessário fazer uma calibração do módulo de controle de motor. | Imagem: GM

Por que o recall do Chevrolet Onix Plus 2020 é tão importante?

O recall de carros está previsto no Código de Defesa do Consumidor e exige que as montadoras confirmem o defeito e avisem os consumidores imediatamente. O objetivo é proteger as pessoas de possíveis acidentes decorrentes desses defeitos, além de dar informações claras sobre qual peça ou sistema está com problemas e onde serão feitos os atendimentos. 

Desde outubro, novas regras para recall estão em vigor. Agora, se o dono do carro não atender ao recall no período de um ano, isso ficará registrado no documento do seu carro. Isso será um bom auxílio para quem quiser comprar um carro usado com segurança. 

Outra mudança é que as próprias marcas e o Denatran também deverão disponibilizar informações sobre os chamados realizados nos últimos dez anos em seus sites, em locais visíveis. Já era possível conferir essas informações nos sites da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) – que informa campanhas de recall de carros e de outros produtos desde 2002 -, ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mas agora os dados estarão disponíveis em mais lugares pra que todo mundo possa ficar numa boa.