CNH cassada: quais infrações de trânsito levam à cassação?

• por
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A má conduta no trânsito pode trazer muitas consequências: além das multas, a Carteira de Habilitação pode ser suspensa ou até mesmo cassada. E aí, o motorista com CNH cassada tem que ficar um bom tempo sem dirigir.

Como funciona? Quando o condutor atinge 20 pontos na CNH dentro de um ano, a carteira dele é suspensa. Depois de receber uma notificação sobre a suspensão, ele pode até recorrer às multas. Mas se o pedido for indeferido ou não apresentar nenhuma defesa, aí ele precisa ficar sem dirigir por 12 meses. 

Depois disso, deve entregar a CNH em uma unidade de trânsito e voltar a fazer aulas no Centro de Formação de Condutores (CFC), além de aulas práticas. Agora, se ele for flagrado dirigindo no período que não podia ou se repetir uma infração gravíssima no prazo de 12 meses… Aí, meu amigo, a punição é muito mais rígida: sua CNH é cassada.

Saiba+: Como fazer para tirar carteira de motorista?

Saiba+: Perdi minha CNH e agora? Saiba como solicitar a segunda via

CNH cassada

Ter a carteira de motorista cassada é bem mais grave. Quando isso acontece, o condutor também recebe uma notificação e tem 30 dias para apresentar uma defesa junto ao Detran. Caso o recurso seja rejeitado, o motorista entrega a CNH e fica impedido de dirigir por 2 anos. Nesse caso, além de fazer as aulas no CFC e na Autoescola, ele também precisa de um exame médico e de uma avaliação psicológica. 

Veja as infrações que podem levar à cassação da Carteira de Habilitação:

– Se recusar a fazer o teste do bafômetro ou exame que identifique o uso de drogas;

– Promover competições de racha ou drifts nas rua;

– Usar a Carteira de Habilitação de outra pessoa e não a sua; 

– Dirigir sem renovar a CNH a partir de 30 dias da data de vencimento;

– Dirigir sem óculos, aparelho de audição ou prótese, quando o uso for necessário;

– Dirigir sem as adaptações no carro impostas pelo Detran, caso o condutor tenha mobilidade reduzida;

– Cometer alguma atitude considerada criminosa – como dirigir sob a influência de álcool e sofrer um acidente com vítima;

– Repetir uma das infrações acima dentro do prazo de 12 meses, após ter a CNH suspensa.

Sempre é bom lembrar que atitudes desse tipo colocam em risco tanto o motorista quanto as pessoas que estão ao redor. A dica é todo mundo cuidar de todo mundo: se antecipe de situações complicadas no trânsito e cuide para ter uma direção segura!