Como cuidar dos pneus do carro antes de viajar

Vai pegar a estrada? Para viajar numa boa e com segurança, fique de olho nos pneus do seu carro

• por
pneus do carro pneus do carro

As festas de fim de ano estão chegando e pra muita gente esse período também significa férias! Mas se o seu plano de passar uns dias relaxando envolver uma viagem de carro, não vale sair da garagem sem fazer uma bela revisão. Antes de colocar os pés, ou melhor, os pneus do carro, na estrada, veja quais são os cuidados que você precisa ter. 

Calibragem em dia

O ideal mesmo é calibrar os pneus do carro pelo menos uma vez por semana, mas nem todo mundo lembra de fazer essa manutenção. Antes de cair na estrada, verifique se a pressão dos pneus segue as indicações para o modelo do carro. Geralmente, você pode conferir qual é a pressão certa para os seus pneus no manual do proprietário ou no adesivo estampado na porta do motorista ou na tampa do combustível, geralmente.

É importante que os pneus estejam frios na hora de calibrar, ou seja, o carro deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km. Também vale ficar de olho em quantas libras tinha em cada pneu. Se a diferença de pressão entre eles for muito grande, pode ter alguma coisa perfurando a borracha e esvaziando o ar aos poucos. E se for necessário calibrar algum pneu mais de uma vez por semana, é provável que ele esteja furado.

Saiba+: O que é a vida útil de um pneu?
Saiba+: O que fazer em caso de derrapagem?

Não esqueça do estepe!

Antes da viagem, lembre de tirar o estepe do porta-malas para uma revisão, também! Você pode até encher esse reserva com 10 libras a mais, já que a pressão pode diminuir um pouco até a hora de usar.

Alinhamento e balanceamento dos pneus do carro

O alinhamento e balanceamento devem ser feitos em uma oficina mecânica de confiança especializada para garantir a segurança e também preservar a vida útil dos pneus. A recomendação é realizar o serviço a cada 10 mil km rodados. Mas se você sentir alguma vibração na direção, também pode ser um sinal de que os pneus precisam dos serviços.

Durante a viagem, evite…

Pra chegar até o seu destino numa boa, fique ligado na forma como você dirige. Velocidades muito altas e frenagens bruscas – além de perigosas – aumentam o desgaste dos pneus. Uma condução mais agressiva também pode aumentar o impacto se houver pedras, buracos ou pedaços de vidro na estrada, danificando a borracha do pneu.

Na hora de carregar a bagagem no porta-malas, evite ultrapassar a capacidade máxima de peso dos pneus do carro. Você pode conferir a tabela de cargas na borracha lateral da peça.

Seguro Auto com troca de pneus

Pra viajar numa boa você também pode contratar seu Seguro Auto Youse! Com a Assistência Automóvel, você garante o guincho, troca de pneus, autossocorro após pane e um meio de transporte alternativo.

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora