Como desembaçar vidro de carros?

Saiba quais são os truques para saber o que fazer quando isso acontece

• por
Foto: GettyImages

Em dias de chuva o trânsito já fica complicado. Agora imagine ter que desembaçar vidro de carro o tempo todo? Pois é, isso acontece porque o vapor de água que sai junto com a nossa respiração condensa no vidro. Veja como desembaçar vidro de carros! 

Vamos voltar um pouquinho para as aulas de física: com os vidros fechados e a baixa circulação de ar, a nossa respiração deixa o interior do carro mais quente. Aí, com o lado de fora gelado, a água em estado gasoso da nossa respiração se transforma em pequenas gotículas quando encosta no vidro. É isso que embaça e dificulta a visibilidade. 

Mas e aí? Como desembaçar vidros de carros?

Saiba+| Freio do carro fazendo barulho: o que pode ser?

Saiba+| Vale a pena instalar sensor de estacionamento?

Ar-condicionado no frio

Quando você liga o ar-condicionado para desembaçar vidros do carro, o ar frio retira toda a umidade e deixa o ambiente mais seco e é isso que desembaça o vidro. É preciso fechar todos os vidros e direcionar o ar para o para-brisa, beleza? Esse é o método mais rápido e mais eficiente para manter os vidros secos por mais tempo.  

Ar quente 

O seu ar-condicionado também tem a opção de esquentar o ar. Isso vai manter o ambiente seco, já que vai fazer com que as gotículas de ar evaporem. Mas não vai manter o vidro desembaçado por muito tempo, pois não retira toda a umidade de dentro do carro. 

Deixar a janela um pouco aberta

Se o seu carro não tem ar-condicionado, para desembaçar os vidros de carro basta deixar a janela um pouco aberta. Isso vai aumentar a circulação do ar dentro do carro, com a troca de ar, o ar mais seco entra e também diminui a umidade. 

Deixar a entrada de ar do carro aberta

Funciona assim como deixar as janelas parcialmente abertas. Com a troca constante de ar, o ambiente continua equilibrado e impede que os vidros de carro embacem. 

Flanelinha 

Manter um paninho no carro pode dar uma aliviada no momento que o vidro ficar embaçado. Só fique atento para não arranhar o vidro, viu? E esse método também não mantém o vidro desembaçado por muito tempo. 

Com essas dicas você já pode ficar esperto pra quando os vidros de carros embaçarem. Você pode, também, contar com a gente se alguma coisa acontecer com o seu carro. Com o nosso Seguro Auto Youse você fica protegido em qualquer situação! 

Imagem ilustrativa

Feche seu seguro com a gente!

Com o Seguro Auto Youse você escolhe as assistências e coberturas que cabem no seu bolso. É só baixar o app no seu celular e fazer a cotação por lá mesmo! Aqui é 100% online!

Ver quanto custa
Youse - Caixa Seguradora