Como dirigir bem: veja dicas pra ficar numa boa ao volante

Veja essas dicas sobre segurança e como se comportar no trânsito e sair do piloto automático

• por
Imagem: Pixabay

Às vezes a gente nem percebe como o nosso jeito de dirigir já está no piloto automático. Por isso, é sempre bom ficar de olho em algumas dicas de como dirigir bem, pra você e o seu carro ficarem numa boa no trânsito. Olha só:

Saiba+: Como perder o medo de dirigir 

Como dirigir bem?

Dirigir bem exige prática e atenção no trânsito, mesmo que você já seja muito experiente. Sabia que reduzir nas acelerações bruscas e deixar o câmbio engatado nas descidas é um bom jeito de economizar o combustível?

Pneus murchos podem aumentar o consumo de combustível em aproximadamente 6%!

O jeito que você se senta ao volante também é importante: tem que apoiar a coluna inteira no banco de modo que, ao esticar os braços, o pulso fique exatamente em cima do volante. Assim você fica mais confortável e consegue fazer melhor qualquer manobra necessária.

Saiba+:  10 dicas de como dirigir melhor

Direção defensiva

Aliás, dirigir bem não é somente questão prática, tem muito a ver com cidadania, também. Dirigir de forma defensiva é saber se precaver de qualquer situação complicada: andar com mais cautela quando o motorista da frente parecer indeciso, respeitar motoristas mais novos, planejar as rotas e evitar horários de pico são boas dicas.

A direção defensiva está prevista em lei, aliás. O Código Brasileiro de Trânsito pede que o condutor saiba se defender de situações de risco, tratando isso como uma obrigação.

Saiba+: Você sabe o que é direção defensiva?

Dirigir bem de noite ou com chuva

Deixar os faróis acesos de noite já era obrigatório desde a lei de 1997. Mas houve uma atualização há três anos, e mantê-los ligados, com a luz baixa, passou a ser obrigatório,  em túneis e rodovias de noite e de dia,.

Se precisar dirigir de noite ou de madrugada, a atenção deve ser em dobro. Descanse bem antes de sair por aí, beleza?

Saiba+:  Dicas para dirigir à noite com segurança

Agora, em dias de chuva a situação das pistas pode mudar e todos os detritos e óleo dos carros que se acumularam durante os dias de sol se tornam um verdadeiro sabão. Aí, as chances de o carro derrapar são grandes. 

Nesses casos é importante diminuir em pelo menos 30% a velocidade. Ou seja, em uma pista de 100 km/h, tem que dirigir a 70 km/h. Os pneus também devem estar em dia, pois no momento da frenagem, se estiverem carecas, eles podem fazer o carro “escorregar”.

Saiba+: O que fazer em caso de derrapagem?

Dirigindo grávida 

A gente sabe que as futuras mamães já recebem muitas orientações durante os meses de gestação e na hora de dirigir bem não seria diferente!  De acordo com as recomendações médicas, grávidas devem evitar dirigir quando chegam no oitavo mês, ou seja, a partir do período de 31 semanas.

Essa indicação é feita porque a barriga pode aproximar do volante e tornar a viagem desconfortável e pouco segura. Aí, o jeito é afastar o banco um pouquinho para trás, sem tirar os pés do pedal. Mas essa distância entre a motorista e o volante deve ser de, pelo menos, 25 cm.

Saiba+: Grávidas podem dirigir até quantas semanas de gestação?

Criança à bordo

Dirigir bem com crianças também não precisa ser complicado e algumas regras indicam o jeito mais seguro para levá-las. Em 2008, dez anos depois de o uso de cinto de segurança no carro se tornar obrigatório, o Contran estabeleceu que crianças precisavam de dispositivos de retenção no transporte. O nome pode parecer estranho, mas, na prática, fala das cadeirinhas, assentos de elevação e bebês-conforto. Os mais adequados são os compatíveis com o sistema Isofix, que passa a ser obrigatório em todos os carros produzidos no Brasil a partir de 2020.

A Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) tem uma diretriz médica para ajudar o motorista no transporte dos pequenos: criança no banco de trás, de preferência ocupando a posição central do banco. 

Saiba+: Direção defensiva: como dirigir com crianças dentro do carro

Imagem ilustrativa

Feche seu seguro agora

Com todas essas dicas, é fácil dirigir por aí numa boa. Melhor ainda se você tiver um seguro do seu jeito e que cabe no seu bolso. É só escolher as assistências e coberturas pra fechar o contrato!

Quero ver
Youse - Caixa Seguradora