Como distrair as crianças dentro do carro?

Conversamos com papais e mamães da Youse para te dar dicas de como deixar a viagem mais legal para os seus filhos

• por
Foto: GettyImages

Viajar com os pequenos não precisa ser complicado. Hoje existem tantos acessórios e soluções criativas, que as viagens de carro se tornam muito mais divertidas e agradáveis. Conversamos com os colaboradores da Youse e com a Instagrammer Sut-mie Guibert, do Viajando com Pimpolhos, para te dar as melhores dicas de como distrair as crianças dentro do carro. 

Jogos para distrair as crianças dentro do carro

Seja em viagens curtas ou longas, distrair crianças dentro do carro é uma arte. Afinal, deixá-los sentados na cadeirinha numa idade com tanta energia pra gastar é difícil. O Vinicius Gomes, nosso analista de CX, diz que a solução é fazer brincadeiras durante o trajeto.

Pai da Maria Flor, de cinco anos, ele e a esposa aproveitam a temática das aulas na escolinha para brincar. “A gente pergunta sobre os animais e o que eles comem ou pede pra falar um objeto com uma cor específica”, conta. Vinicius também brinca de inventar historinhas. “A gente começa uma história e vai ‘passando’ pro outro continuar de onde parou”, diz ele. Maria Flor gosta tanto dessa que pede até pra brincar em trajetos na cidade. 

Saiba+| Direção defensiva: como dirigir com crianças dentro do carro
Saiba+| Perigos para crianças: como deixar a casa mais segura

Contando carros

Já Viviane Pontes, especialista em processos, brinca com a filha de contar quantos carros de uma cor específica passam por elas. “Uma das coisas que sempre fiz com ela é cada uma escolher uma cor de carro e ver quem ‘ganha’ contando os carros que passam”.

Sua filha Julia, de 12 anos, não curte muito viagens longas, principalmente quando vão para o Rio de Janeiro de carro visitar a família. “Se a gente estiver em um engarrafamento, cada uma procura uma palavra e a outra tem que achar”, fala Viviane.

O Nicolas Martino, responsável pelo time de cobrança em Brasília, diz que os filhos Maria Clara, de dois anos, e Felipe, de seis, levam brinquedos e costumam cantar músicas juntos. 

Ele dá uma boa dica: “Use a rotina ao seu favor. Às vezes eu vou bem cedo ou bem de noite para que elas continuem dormindo no carro”. 

Para evitar enjoos

A instagrammer Sut-mie é mãe de duas meninas e diz que uma delas enjoa bastante dentro do carro. Então o jeito é distrair, tomar um ar: “Com certeza não é bom para ela ficar fixa no iPad! É melhor ela olhar o horizonte, tomar ar e brincar com a gente”. 

Sut-mie ainda conta que encontra soluções para as brincadeiras na internet. O site Pinterest tem várias ideias de jogos para imprimir e brincar. “Eu gosto muito do Pinterest para isso porque há vários bingos para imprimir: bingos para brincar no carro (quem encontra um carro vermelho primeiro), uma placa de stop, um radar”, conta.

Ela dá uma dica esperta: “gostamos de levar os travesseiros delas para se encostarem na janela e dormir… São maiores e mais confortáveis”.

Como distrair bebês dentro do carro

Para bebês e crianças de colo, a atenção tem de ser ainda maior. A Érika Mello, nossa gerente de marketing, conversa o tempo todo com o Gael, de um ano e nove meses. “Ele se distrai muito olhando em volta. Então, vou mostrando as coisas na rua tipo um caminhão, um carro colorido”, diz ela. 

Em viagens muito longas, como ela faz quando vai a Brasília, a dica é dar uma parada ou até passar a noite para continuar a viajar no dia seguinte. Além disso, não pode faltar uma bolsa com remédios e fraldas! 

Acessórios para crianças dentro do carro

Existem acessórios que podem ajudar nessa missão de distrair as crianças dentro do carro:

  • DVD automotivo: segundo a resolução 242 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a instalação do DVD só pode ser feita no banco de trás. O equipamento não é muito barato, viu? Vai de R$ 500 a R$ 800 em sites de compras online. E o recomendado é que a instalação seja feita por um profissional.
  • Cortina de sol para crianças: é aquela cortininha que gruda na janela do banco traseiro para proteger o seu pequeno do sol. Tem tanto modelos retráteis quanto os que grudam com ventosa. É uma solução barata que vai deixar o ambiente do seu carro mais confortável. Pode não ser uma distração, propriamente, mas ajuda a deixar as crianças menos irritadas. 
  • Organizadores de assento: são bolsas com vários compartimentos para encaixar nas costas do banco da frente. Neles, você pode colocar garrafinhas de água, brinquedos e lanchinhos. Algumas até tem espaço para encaixar o tablet, fazendo o papel de um DVD automotivo. 
  • Retrovisor de banco traseiro para bebê: esse espelho se encaixa no encosto do banco traseiro. Ele vai refletir a imagem do neném, que está no bebê-conforto de costas, no seu retrovisor e você não precisa ficar virando para trás. Dá pra manter o contato visual e conversar com o pequeno numa boa.
Imagem ilustrativa

Bora fechar seu seguro?

Com o nosso Seguro Auto Youse você pode passear com os seus filhos numa boa. Aqui, é você quem escolhe as coberturas e assistências para deixar o seu seguro do seu jeito!

Ver quanto custa
Youse - Caixa Seguradora