Dicas para encontrar uma oficina mecânica de confiança

A primeira impressão é importante: prefira lugares organizados, com uma boa infraestrutura e que trabalham com peças originais

• por

Sempre que o carro precisa de uma revisão, troca ou reparo de alguma peça, a dica é a mesma: “procure por uma oficina mecânica de confiança”. Mas como saber se um lugar é confiável mesmo? Não é tão complicado quanto parece! Você só precisa ficar de olho em alguns detalhes logo na sua primeira visita. Pra te ajudar nessa tarefa, a gente bateu um papo com o superintendente do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), Mário Guitti. 

Saiba +| Bateram meu carro. O Seguro Auto cobre?

1. Organização é essencial numa oficina mecânica de confiança

Nesse caso, a primeira impressão é decisiva. Funcionários uniformizados, itens bem arrumados, espaço limpo, layout definido e produtos organizados ajudam a dar confiança. Segundo Mário, também é importante ficar de olho em mais alguns detalhes: se a oficina possui elevadores automotivos, faixas de sinalização no chão e ver como as ferramentas são guardadas. “Coisas jogadas são sinal de desperdício”, explica o especialista.

2. Com o cliente = cuidado com o carro

Quem não gosta de ser bem tratado, não é mesmo? Observar o cuidado que os funcionários das oficinas mecânicas de confiança têm com o cliente é essencial, já que é um reflexo de como vão tratar seu carro. É legal que o mecânico saiba te mostrar e explicar com clareza o defeito ou qual é a manutenção necessária. Para isso, ele precisa ter pelo menos uma prancheta durante o atendimento para anotar seus dados e um resumo do que está observando no veículo. 

3. Infraestrutura é um ponto positivo

Ter uma recepção, banheiros limpos e até mesmo um espaço para servir café são pontos positivos nas oficinas mecânicas. Tudo isso é um reflexo de quem dirige a oficina. Fique atento também se o lugar trabalha com sistema informatizado de cadastro e orçamentos, pois é um sinal de que o lugar está bem preparado pra te ajudar. 

Além disso, é importante verificar onde os serviços são realizados. Uma pintura, por exemplo, não pode ser feita ao ar livre para não prejudicar a qualidade. O ideal é ter um lugar específico para cada tipo de reparo. 

4. Funcionários capacitados e atualizados

Confira se os funcionários estão atualizados na formação profissional, principalmente porque os modelos novos são equipados com muito mais comandos eletrônicos. Vale “sondar” o mecânico, perguntando como ele aprendeu a mexer em carros, por exemplo. “Ele precisa entender qual é o problema e ter os equipamentos certos para diagnóstico”, explica Mário. 

5. Escolha peças originais

A troca de peças é um dos serviços mais comuns em oficinas mecânicas. A recomendação é sempre optar por itens originais, mas, se precisar de uma alternativa mais acessível, é bom conferir a procedência da peça. Uma dica do superintendente do IQA é ver se ela possui o selo de certificação do Inmetro, principalmente para itens de segurança. 

6. Oficinas mecânicas: pesquise e compare preços

Na hora de fazer o orçamento pela primeira vez, é importante comparar os preços com outros lugares. Assim você sabe se o valor é realmente justo. Segundo Mário, também é bom dar uma olhada em outras opções mesmo quando você leva o carro em uma oficina que foi indicada por um amigo. Afinal, o que importa é a confiança que você sente no serviço. 

Seguro Tipo Vc

Curtiu as dicas? Então não se esqueça de conferir tudo isso quando precisar de uma oficina. E pra deixar seu carro ainda mais numa boa com um seguro do seu jeito, conheça o nosso Seguro Auto Youse. Basta baixar o app na App Store ou no Google Play para fazer uma simulação, escolhendo quais assistências e coberturas você gostaria de ter. 

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora