Como funciona e o que é Isofix?

• por

O sistema de fixação Isofix é obrigatório para todos os novos projetos de veículos fabricados no Brasil ou importados para cá desde 2018. E a partir de 2020, todos os carros produzidos por aqui também deverão oferecer o sistema. Mas afinal, você sabe o que é Isofix?

 Ele é mais conhecido na Europa e foi regulamentado pela Comunidade Europeia em 2012. Na prática, o Isofix é um sistema de fixação rápida, com pontos de conexão específicos para as cadeirinhas infantis.

Por que usar o Isofix?

Testes feitos pelo Latin NCAP e Euro NCAP comprovam que esse sistema garante mais segurança do que prender o assento infantil usando apenas o cinto do carro. Isso porque ele é mais fácil de instalar e prende a cadeirinha na estrutura do automóvel, reduzindo os riscos para crianças e bebês em caso de colisão.

 E ainda existe um sistema Isofix com Top Tether, que inclui um terceiro ponto de apoio preso na parte de trás do banco traseiro. Ele funciona como uma cinta estabilizadora e impede que a cadeirinha gire se acontecer uma batida.

Saiba+: Direção defensiva: como dirigir com crianças dentro do carro

Saiba+: Os carros mais seguros do Brasil de acordo com o Latin NCAP

Como saber se a cadeirinha está bem presa?

 Instalação: No caso do Isofix, a cadeirinha precisa ser compatível com o sistema. Aí, é bem simples de instalar: basta encaixar a estrutura do bebê conforto, da cadeirinha ou do assento de elevação (conhecido como booster, também) nos ganchos de ancoragem do carro. Normalmente, dá para ouvir um clique quando o encaixe está completo. Alguns modelos também possuem indicadores que passam de vermelho para verde, por exemplo.

Teste de fixação: Com a cadeirinha instalada, dê uma boa balançada na base dela. Com Isofix, você vai ver que ela praticamente não se move. Em uma instalação tradicional correta, ela não deve mexer mais do que 2,5 cm. 

 Teste de afivelamento do cinto: Tenha certeza que o cinto que prende a criança na cadeirinha está bem afivelado. Você pode fazer um teste com o clipe peitoral posicionado na altura dos bracinhos e “beliscar” a tira do cinto na altura no ombro da criança. Se com esse movimento de pinça você não conseguir pegar nenhum excesso de cinto, está tudo certo.

De olho na cadeirinha

 Modelo da cadeirinha: Primeiro, confira a etiqueta da cadeirinha para ter certeza de que é apropriada para a idade, o peso e a altura da criança. Segundo a ONG Criança Segura, é importante lembrar que as cadeirinhas também têm data de validade. Fique de olho na etiqueta para ter certeza que ela ainda é adequada e segura. 

 Posição correta: Mantenha a criança de costas para o movimento do carro o máximo de tempo possível – em geral, até 1 ano de idade. Quando o bebê atingir o peso limite da cadeirinha ou o topo da cabeça ultrapassar o topo do assento, está na hora de viajar de frente para o movimento do carro. Lembrando que todas as crianças devem andar no banco traseiro até completarem 10 anos de idade, viu?

Quer dirigir por aí com os pequenos numa boa? Conheça o Seguro Auto Youse! Aqui você pode fazer uma cotação online e escolher só as assistências e coberturas que quer contratar! Você já fica sabendo o preço do seu seguro na hora e paga mês a mês.

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora