Como limpar banco de carro: faça a manutenção em casa

Você pode fazer a limpeza dos bancos de couro ou de tecido em casa sem gastar muito. Saiba como!

• por
Saiba como limpar bancos de carro Saiba como limpar bancos de carro
Vejo como limpar os bancos do seu carro em casa. Foto: Getty

Seja de couro ou de tecido, manter os bancos do seu carro limpos pode ajudar a valorizar o modelo na hora da troca, além de trazer mais conforto ao dirigir, né? Por isso, a gente conversou com Roberto Gozzo, proprietário da oficina Polimentos Roberto, para dar algumas dicas de como limpar banco de carro. Você pode contar com os serviços de um oficina especializada e fazer a manutenção em casa mesmo, sem muito gasto. 

Mas é bom ficar sempre de olho na faxina, já que o ideal é evitar fazer uma lavagem pesada para não danificar os tecidos. Ah, e toda vez que for dar aquela geral no interior do carro, lembre de checar os trilhos e a máquina de regulagem de altura do motorista. Manter tudo limpo e lubrificado facilita bastante quando você precisar ajustar a posição do banco.

Como limpar bancos de couro

Para saber como limpar banco de carro, primeiro você precisa observar qual é o revestimento. Para manter tudo em ordem com os bancos de couro, o ideal é fazer a limpeza em uma oficina especializada a cada 6 meses. O trabalho é minucioso e custa em média R$ 400 reais. Isso porque o serviço inclui uma boa faxina nas costuras usando ferramentas de ar comprimido. Como essa parte fica escondida, é bem onde costuma acumular resíduos e poeira.

Em casa, você deve fazer a manutenção usando um pano de microfibra úmido só com água para remover a sujeira. Depois, use um hidratante específico para bancos de couro. É muito importante hidratar o couro toda vez que você fizer a limpeza para evitar que ele fique ressecado, viu? Você pode repetir esse processo toda vez que que lavar o carro. 

Se precisar lavar, existe um detergente próprio para os bancos de couro. Mas fique de olho: Roberto explica que nunca devem ser usados produtos com cloro. Depois, também é necessário aplicar um hidratante e enxaguar bem o sabão usando um pano úmido até remover todo o produto. Nesse caso, para ajudar a secar o revestimento, você pode ligar o ar quente do carro deixando as janelas abertas só 0,5 cm por até 2 horas. Essa dica também vale para remover a umidade do interior do carro durante o inverno. Aí, é só diminuir o tempo para 40 minutos.

Saiba+: Como saber se está na hora de trocar a palheta do carro?

Saiba+: Luzes do painel do carro: saiba o que significam e quais são as mais importantes

Como limpar bancos de tecido

Com tecido, os cuidados são um pouco diferentes. Para fazer a manutenção, você precisa escovar os bancos até soltar bem qualquer poeira acumulada e aspirar frequentemente. Dá até para adaptar uma escova de cabelo, desde que as cerdas sejam de nylon e não muito duras para não danificar o banco. É importante manter a poeira longe porque se algum líquido ou respingo molhar o banco sujo, podem surgir manchas.

Na oficina a limpeza é mais completa. Segundo Roberto, é usada uma ferramenta para soltar os pinos que prendem a capa de tecido ao banco. Então, a capa é lavada separadamente e presa com pinos novos. O serviço custa, em média, R$ 600 e deve ser feito a cada dois anos. Mas se o carro for usado no interior ou em lugares com muita poeira, o ideal é fazer a limpeza com mais frequência.

Também não é recomendado lavar o tecido sem desmontar os bancos. Roberto explica que sem remover a capa você não consegue enxaguar o produto de limpeza totalmente. Assim, os resíduos podem alterar a cor e o toque do tecido, além de deixar manchas e exalar algum odor desagradável por conta da umidade.

Sabia que no Seguro Auto Youse você também pode contratar uma assistência de Lavagem e Higienização? Ela te ajuda a deixar o carro limpinho até se você passar por uma enchente ou inundação! Saiba mais aqui

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora