Como organizar o porta-malas?

O excesso de peso pode influenciar o comportamento do carro e isso exige atenção em dobro do motorista

• por

Viajar todo mundo gosta. Agora, organizar o porta-malas que é bom, nada né? Pra passear por aí numa boa é preciso aproveitar ao máximo o espaço do porta-malas e deixar tudo nos trinques, já que o excesso de peso pode influenciar o comportamento do carro e exigir ainda mais atenção do motorista. 

Saiba+: Como cuidar dos pneus do carro antes de viajar

Saiba+: O que é importante conferir na revisão de carro para viagem?

Como organizar o porta-malas para fazer uma viagem segura

A primeira coisa é ver no manual do carro qual a indicação máxima que ele pode transportar. Sabendo disso, é hora de separar o que é mais pesado e, em seguida, ver quais malas e bolsas são mais rígidas e resistentes. São essas que vão para o fundo do porta-malas, pois elas vão concentrar o peso perto do eixo central do carro, evitar que ele fique desequilibrado e aguentar o peso de outras bagagens que irão por cima. 

Aí, é completar os vazios que sobraram encaixando as malas e bolsas menores. O importante é não deixar nada solto para não ficar remexendo durante a viagem.

Lugar de mala é no porta-malas

Evite colocar bagagens no banco de trás do carro, já que isso não é recomendado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo esses órgãos, só se deve usar o banco de trás quando a bagagem tiver 50 cm a mais do que cabe no porta-malas.

Saiba+: Quais são as regras para montar suporte para bicicleta no carro?

Saiba+: Aprenda a economizar no consumo de gasolina do carro

Veículo mais pesado, condução diferente

Mesmo sabendo como organizar o porta-malas, deixando tudo dentro dos limites estabelecidos pelo manual do carro, é preciso redobrar a atenção ao dirigir na estrada.

Com um veículo mais pesado, o carro muda de comportamento e fica mais lento na hora de responder aos comandos de aceleração e frenagem. Por isso, é bom que o motorista planeje suas atitudes com mais e faça manobras com atenção redobrada. 

A calibragem correta dos pneus ajuda na hora de carregar o peso extra. Por isso, deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante para quando o veículo estiver carregado. A dica é a cada 50 quilos que você coloca no seu carro, o consumo de combustível também tende a aumentar. Então, procure levar só o que realmente for precisar!

Imagem ilustrativa

Um seguro do seu jeito

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Ver quanto custa
Youse - Caixa Seguradora