Como organizar os gastos com carro no começo do ano

Veja como fazer um planejamento financeiro pra fazer o pagamento do IPVA sem pesar no bolso

• por

No começo do ano, todo mundo tem uma quantidade grande de contas pra acertar. Além dos gastos com carro, o orçamento de quem tem filhos também fica bem comprometido pelos gastos com matrícula e material escolar. Por isso, é muito importante colocar as finanças em ordem e se planejar pra não ficar no prejuízo. Pra ajudar nessa tarefa, a gente conversou com o especialista Agostinho Pascalicchio, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Saiba+: Guia IPVA 2020: saiba quando, onde e como pagar o imposto

Saiba+: 5 direitos do consumidor que você deve conhecer

Organize os gastos com carro com antecedência

A dica do professor Agostinho é começar o planejamento financeiro no fim de cada ano, porque costuma ser a época em que você recebe uma quantia maior dinheiro, com a antecipação do 13° salário e/ou de férias remuneradas. Mas se você está começando agora, fica tranquilo que ainda dá tempo. O primeiro passo é reservar as economias que você salvou nesse período de festas.

E se você tirou férias entre o Natal e o Ano Novo, lembre-se que deverá receber um valor menor agora em janeiro, equivalente apenas aos dias trabalhados. É nesse momento que você precisa controlar os gastos e deixar um dinheiro reservado para a cobrança do IPVA, que já começa em janeiro.

E na hora de quitar o imposto, todo ano é a mesma dúvida: pagar à vista ou parcelado? Bom, o professor Agostinho Pascalicchio explica que não há resposta definitiva. No mundo ideal, a indicação é sempre optar pelo pagamento à vista pra não perder dinheiro com os juros. Mas, na prática, é preciso analisar qual formato de pagamento se adequa melhor ao orçamento de cada pessoa e aos respectivos gastos com o carro.

Coloque tudo na ponta do lápis

Antes de usar o dinheiro recebido no fim do ano, faça uma programação dos primeiros meses do ano seguinte até a próxima data em que você receberá o salário normalmente – geralmente, no mês de fevereiro. A dica é fazer um planejamento por períodos de 3, 6, ou até mais meses. E você pode criar uma tabela seguindo este passo a passo:

1- Enumere todas as receitas (salário ou outras fontes de renda) esperadas dentro do prazo que você escolher para fazer o planejamento;

2- Subtraia os gastos essenciais fixos que você tem todo mês (como alimentação, vestuário e transporte, por exemplo). Essa quantia deve ser equivalente a, no máximo, 50% do seu orçamento;

3- Subtraia também os gastos com lazer, como a viagem de férias;

4- Separe 35% de tudo que você recebe para imprevistos, como eventos ou presentes que aparecem de última hora.

Depois de detalhar todos esses valores, o ideal é que ainda sobrem 15% da sua renda para quitar qualquer dívida ou aplicar em investimentos. Aí, com todos os números na ponta do lápis, você consegue decidir qual é a maneira mais confortável de fazer o pagamento do IPVA e já se organizar com relação ao licenciamento, também.

Fique de olho nos gastos com carro

Não é só o imposto que pesa no bolso dos motoristas. Por isso, um planejamento financeiro mais detalhado dos gastos com carro pode prever despesas com combustível, revisões, estacionamento, lavagens e uma verba para imprevistos, como uma batida. Outro fator importante é o seguro. Mas com isso, a gente já te ajuda!

Aqui na Youse, você pode fazer uma cotação online de seguro auto escolhendo as coberturas e assistências que quer contratar, ou seja, montar o seguro do seu jeito pra que o preço caiba no seu bolso. Além disso, agora também dá pra escolher a forma de pagamento que se encaixa melhor no seu orçamento: se prefere o contrato de 24 meses com cobrança mensal ou o contrato de 12 meses, com a possibilidade de pagar à vista com desconto ou em 4 parcelas.

Imagem ilustrativa

Seguro que cabe no seu bolso

Ficou interessado? Faça sua cotação agora e acompanhe o preço na tela enquanto adiciona os serviços que vc quer contratar! E o melhor: é tudo 100% online pelo site ou aplicativo.

INICIAR COTAÇÃO
Youse - Caixa Seguradora