Como se proteger de raios e enchentes durante as chuvas de verão

• por

Além das altas temperaturas, o verão também vem acompanhado de chuvas intensas. Os riscos de inundação e queda de raios aumentam e é preciso redobrar os cuidados para evitar acidentes, viu? Pensando nisso, reunimos algumas dicas da Defesa Civil do Estado de São Paulo pra vc entender como se proteger de raios e enchentes.

Você pode se preparar logo quando perceber a ameaça de uma chuva forte. Coloque os móveis e eletrodomésticos em lugares altos, desligue a chave elétrica e os registros de água e gás. Retire o lixo de casa e guarde documentos ou objetos de valor em um saco plástico fechado. Também é importante manter o telhado, calhas, condutores e canaletas sempre limpos para evitar entupimentos.

Agora, para descobrir como se proteger de raios e enchentes, dá uma olhadinha nas dicas especificas que separamos abaixo!

O que fazer durante uma inundação?

Procure um local seguro onde a água não o alcance. É bom evitar ao máximo o contato direto com a água da enchente, já que ela pode estar contaminada e causar doenças como leptospirose. Também não tente atravessar áreas alagadas: pode haver buracos e bueiros abertos escondidos pela água. Em caso de ventos muito fortes, ainda pode ocorrer quedas de árvores, fios, postes e semáforos.

O que fazer se eu estiver dentro do carro?

A principal recomendação é não dirigir durante um temporal. Mas se a pista já estiver alagada, observe os outros carros para ter uma noção da profundidade. Lembrando que você só consegue atravessar uma enchente com segurança se o nível da água estiver na altura da metade da roda.

Também tenha cuidado com buracos e galhos de árvore que podem estar escondidos debaixo da água. Mantenha distância dos outros veículos e não tente ligar o carro novamente se o motor morrer no meio do caminho. Para saber mais sobre como dirigir durante uma enchente, clique aqui.

Como se proteger de raios?

Em caso de tempestade com raios, fique longe de portas ou janelas. Evite locais abertos como campos de futebol ou praias e não fique dentro da água. Preste atenção em árvores e postes que podem cair ao serem atingidos pela descarga elétrica. Mantenha distância de cercas, linhas telefônicas e elétricas e estruturas metálicas em geral e use o telefone somente em casos de emergência. Se você estiver dirigindo, pode permanecer no carro – automóveis oferecem boa proteção contra raios.

Fique atento após a inundação

Mesmo depois da chuva, é importante tomar alguns cuidados se a sua casa tiver sido atingida pela enchente. Não mexa em aparelhos eletrônicos molhados, ferva a água que for usar para beber ou cozinhar, evitando usar poços ou fontes e descarte alimentos que estiveram em contato com a água da inundação.

Ah, e se você quiser uma ajudinha extra pra enfrentar as enchentes, pode contar com a gente! O nosso Seguro Auto oferece a assistência de Limpeza justamente pra recuperar o seu carro se ele ficar preso em um alagamento. Esse serviço garante a lavagem interna e externa, além da troca de forração e feltros afetados. Curtiu? Faça sua cotação agora pelo app na App Store ou no Google Play!

Imagem ilustrativa

Faça sua simulação agora

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora
Tags: chuva verão