Como se proteger de raios e enchentes durante as chuvas de verão

Com um pouco mais de cuidado, é possível passar por esse momento numa boa

• por
Imagem: GettyImages

Não é só por causa das altas temperaturas que você deve dar uma maior atenção pro seu carro no verão, viu? Os riscos de inundação e queda de raios aumentam, o que torna necessário redobrar os cuidados para evitar acidentes. Pensando nisso, reunimos algumas dicas da Defesa Civil do Estado de São Paulo pra você entender como se proteger de raios e enchentes. Olha só! 🙂 

Saiba+: Principais cuidados com o carro que você precisa ter no verão

Saiba+: 5 cuidados que você deve ter para não danificar a pintura do carro

Tudo o que você precisa saber pra se proteger de raios e enchentes 

As chuvas de verão sempre avisam antes de começar: o céu fica escuro e as primeiras trovoadas começam a aparecer. O ideal, nessas horas, é esperar a tempestade passar pra só então, usar o carro. Mas caso não dê, tente evitar os locais já conhecidos por alagamentos na sua região, combinado? 

Se mesmo assim você foi surpreendido pelo excesso de chuva, procure um local seguro onde a água não o alcance. É bom evitar ao máximo o contato direto com a água da enchente, já que ela pode estar contaminada e, além de trazer possíveis doenças, ela pode não ser tão legal pro seu carro. Também não tente atravessar áreas alagadas, pois pode haver buracos e bueiros abertos escondidos pela água. Em caso de ventos muito fortes, ainda pode ocorrer quedas de árvores, fios, postes e semáforos. Atenção redobrada, tá bem? 

Outra dica é observar os carros que passam para ter uma noção da profundidade em que está a água. Lembrando que você só consegue atravessar uma enchente com segurança se o nível da água estiver na altura da metade da roda, ok? Também tenha cuidado com buracos e galhos de árvores que podem estar escondidos debaixo da água. Mantenha distância dos outros veículos e não tente ligar o carro novamente se o motor morrer no meio do caminho. 

Importante saber que se estiver em uma chuva de raios, você deve permanecer dentro do carro com as janelas fechadas, combinado? Mesmo se o carro for atingido por um raio, as cargas elétricas irão se espalhar por sua superfície metálica externa sem ameaçar os ocupantes, já que os pneus de borracha funcionam como isolantes.

Ah, e se caso dê algum probleminha na hora de passar por uma chuva dessas, pode ficar tranquilo, tá? O nosso Seguro Auto oferece cobertura contra alagamentos e eventos da natureza: você recebe a indenização integral do seguro se o prejuízo do carro ultrapassar 75% do valor definido pela Tabela Fipe. E além de alagamento, o seguro cobre também inundação, granizo, ressaca, ventos fortes e outros eventos naturais com velocidade igual ou acima de 54 km/h.

Outra vantagem, é que o nosso Seguro Auto oferece também a assistência de Limpeza, justamente pra recuperar o seu carro se ele ficar preso em um alagamento quando você não souber muito bem como se proteger de raios e enchentes. Esse serviço garante a lavagem interna e externa, além da troca de forração e feltros afetados. Tudo pra você ficar numa boa! 🙂 

E então, tá esperando o que pra fazer um Seguro Auto com a gente? Você confere quanto será o seu desconto e pode escolher só as coberturas e assistências que precisar pra montar um seguro que cabe no seu bolso. Tudo isso de forma 100% digital e na palma da sua mão! 🙂