Como fazer para tirar carteira de motorista?

• por

Para tirar carteira de motorista, você precisa passar por algumas etapas. Elas podem até parecer difíceis, mas é bom lembrar que esta é a melhor hora para praticar bastante, tirar todas as dúvidas e aprender como dirigir numa boa e com segurança.

A carteira nacional de habilitação (CNH) é o documento obrigatório para poder dirigir aqui no Brasil e a idade mínima pra tirar é de 18 anos. Quem emite a carteira é o Detran e você precisa levar RG e CPF para dar entrada.  

O código de Trânsito Brasileiro divide a habilitação para dirigir em cinco categorias: (A) Motos, (B) Automóveis, (C) Caminhões, (D) Ônibus e Vans e (E) enquadra as categorias B, C ou D que tenham uma unidade acoplada, tipo trailers.

Os passos para tirar carteira de motorista

O primeiro passo para tirar carteira de motorista para qualquer categoria é procurar um centro de formação de condutores, o CFC. É lá que vão indicar uma clínica para realizar um exame médico e um psicotécnico pra saber se você está apto a dirigir. São exames bem comuns, que não duram mais do que alguns minutos. Mas fique ligado, pois eles pedem o pagamento de algumas taxas. Dá para procurar unidades credenciadas no site do Detran ou pelo telefone 154.

Com os resultados dos exames, a escola emitirá o Registro Nacional de Condutores, o Renach. Só com ele você poderá começar as aulas teóricas, que têm uma carga horária de 45 horas/aulas. Algumas autoescolas podem te acompanhar durante todo esse processo pra que você não precise fazer tudo sozinho.

Aulas Teóricas

Agora é hora de estudar. Toda a matéria dada durante o seu curso no CFC é muito importante para quando você finalmente se tornar um motorista. Você aprenderá sobre o processo de habilitação, cidadania e meio ambiente, conduta do motorista, mecânica básica, primeiros socorros, infrações e penalidades.

Hoje, a sua presença é marcada com digital no momento que você chega no curso. E a sua frequência também é avaliada e é essencial para tirar carteira de motorista. Por isso, nada de faltar nas aulas, tá?

Ao final, o próprio centro pode agendar a prova teórica ou você mesmo pode marcar pelo site do Detran do seu estado. Em São Paulo, a prova acontece no próprio departamento de trânsito, e nas demais cidades a prova geralmente acontece no PoupaTempo.

Só é aprovado na prova teórica quem chegar a 70% de acertos. Já que a avaliação tem 30 questões, você precisa acertar no mínimo 21. Dá para se preparar com simulados online, como esse aqui: Faça o simulado do Detran. Se não passar de primeira, é preciso aguardar 15 dias para marcar a próxima.

Se passar, o CFC vai emitir um documento chamado LADV, a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, que é feita especialmente para quem está em processo de habilitação.

Saiba +: como tirar CNH especial?
Saiba +: como usar a CNH digital?

Aulas Práticas

Na Autoescola, antes de pôr as mãos no volante, primeiro você terá 5 horas de aulas no simulador. É como se fosse um brinquedão onde serão apresentadas situações que não poderiam ser aplicadas nas ruas de verdade, tipo rodovias, serras, neblina, aquaplanagem e cenários noturnos. É um ótimo jeito de começar, principalmente pra quem nunca se interessou em saber como é dirigir um carro, já que dá pra conhecer os controles básicos e ter as primeiras experiências num ambiente seguro.

As outras 20 horas são para as aulas práticas dentro de um carro adaptado: o instrutor também terá controle do veículo através de pedais instalados no banco de carona. Além de outras lições sobre como dirigir em vias públicas e de bairro, por exemplo, ele também pode te ensinar o percurso da prova prática.

Exame de direção

O último passo para colocar as mãos na sua CNH, finalmente! Você será avaliado por um examinador do Detran, que vai prestar atenção em uma série de detalhes: se o motorista sabe dar seta, se sabe ajustar e olhar os retrovisores, se reconhece as placas de trânsito, troca as marchas, faz a baliza, entre outros critérios.

Se não passar de primeira, você pode aguardar 15 dias para marcar um novo teste. Se passar, é necessário pagar uma taxa para o Detran finalmente emitir uma CNH provisória. Nela estará a data de validade e, assim que vencer, você ganhará a CNH permanente. Fique atento para não cometer nenhuma infração de trânsito durante um ano, viu?

Desde de julho de 2018, começaram a emitir a CNH Digital, ou e-CNH, em todo o país e agora você nem precisa levar seu documento de papel toda vez que for sair para dirigir.

É bom lembrar também que nem todas as situações do trânsito são ensinadas durante as aulas. Por isso, dirija sempre com segurança, prestando atenção aos sinais e respeitando o tráfego. Outra dica importante é começar a dirigir com carros pequenos, assim você consegue controlar e perceber melhor o espaço que está ocupando, podendo ter mais controle de direção.

Tags: auto carro cnh