Como transferir os pontos da CNH?

Quando você empresta seu carro e o outro motorista comete alguma infração de trânsito, o jeito é transferir os pontos pra CNH dele. Veja como indicar um motorista do jeito certo!

• por
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Pensa em uma situação chatinha: você empresta o seu carro pra outra pessoa da sua casa ou pra um amigo e ele toma uma multa… Bom, pode ficar numa boa que você não precisa assumir os pontos que vão para a Carteira de Habilitação! Dá pra identificar quem dirigia o carro e transferir os pontos para a CNH para a de quem levou a multa. 

Primeiro de tudo: é pela placa do carro que o sistema do Detran identifica quem é o dono. Mas ele não consegue saber quem realmente está dirigindo. Por isso, quando você empresta o seu carro para outra pessoa e esse outro motorista comete alguma infração de trânsito, é pra sua CNH que os pontos vão. 

Saiba+: CNH cassada: quais infrações de trânsito levam à cassação?

Saiba+: Perdi minha CNH e agora? Saiba como solicitar a segunda via

Veja como transferir pontos para a CNH de quem levou a multa

É aí que você pode indicar o motorista para transferir os pontos da multa para a carteira dele. Segundo o Detran, essa indicação serve para autuar quem foi o verdadeiro infrator no trânsito e é na própria multa que você vê o prazo para indicar essa pessoa. Dá pra fazer todo processo pela internet, por aplicativo ou por correio. 

Casos como: um pai emprestar o carro para o filho, o casal trocar de carro por causa do rodízio, um amigo dirigir de favor, são exemplos em que dá pra conversar com o motorista da vez e combinar a transferência de pontos. 

Mas alto lá: o Detran está de olho em quem utiliza essa solução pra se livrar dos próprios pontos na carteira. Isso é considerado crime de falsidade ideológica, viu? E não pense que só quem cometeu a infração de trânsito está sujeito à punições. Quem permite que a própria carteira receba pontos, também! 

Pra você ter uma ideia, durante os meses de estudos do Núcleo de Indicação de Condutores já foram identificadas mais de 250 habilitações que eles chamam de “hospedeiras” só em São Paulo.

Como transferir pontos da CNH pela internet

Primeiro, o dono do carro se cadastra no site do Detran, preenche um formulário de Indicação de Condutor, imprime, assina e pede para que o outro condutor assine também. Depois, digitaliza esse formulário e envia pelo site. Com esse documento, é só enviar uma cópia da CNH e do RG. 

Como transferir pontos da CNH por aplicativo

Primeiro você precisa baixar o aplicativo do Detran e efetuar o cadastro. Depois, ir na opção “Indicação de Condutor” no app e selecionar a infração. Para identificar o condutor que vai receber a autuação, você coloca os números do CPF e da CNH, uma selfie e uma assinatura dele. 

Como transferir pontos da CNH via Correios

Depois de imprimir o formulário de Indicação do Condutor e preencher certinho com as suas informações e as do condutor indicado, junto com uma cópia da sua CNH e do RG, você deve enviar para o Departamento de Operação do Sistema Viário da sua cidade. Prontinho!

Os prazos para a transferir os pontos da CNH variam dependendo da forma como você envia o pedido. Pela Internet, são 10 dias de espera, assim como pelo aplicativo. Pelo correio, são 30 dias. Por isso, fique de olhos no prazo para fazer a solicitação! Você também pode conferir mais informações no site do Detran! 

Atitudes corretas no trânsito ajudam a te tornar um motorista muito melhor. Além disso, você contribui para a mobilidade da sua cidade e economiza dinheiro, já que quanto mais consciente você for, menos multas pra pagar.