Entenda como funciona a garantia de carros usados

Além de ficar de olho no estado de conservação do carro, também é bom entender como funciona a garantia antes de fechar negócio

• por

Comprar um modelo usado pode ser uma ótima oportunidade de gastar menos e ter o carro na garagem mais rápido. Antes de fechar negócio, é importante ficar de olho na documentação e avaliar algumas características do carro pra ter certeza de que ele é a escolha certa. Mas e se aparecer algum defeito depois da compra, você sabe como funciona a garantia de carros usados? 

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que se o carro usado apresentar qualquer defeito de fácil constatação, o consumidor tem um prazo de até 90 dias para reclamar. E essa garantia legal abrange todas as peças do carro. Se o problema observado não for resolvido em até 30 dias pelo fornecedor, o consumidor tem o direito de escolher entre a troca do modelo por outro do mesmo padrão, o cancelamento da compra ou o desconto proporcional do preço que foi pago.

Saiba +: Como checar o histórico de um carro usado antes de comprar

Saiba+: Feirão de carros usados: dicas para fechar um bom negócio

Saiba+: Carro novo ou usado: o que avaliar na hora da compra

Como uso a garantia de carros usados em caso de defeitos ocultos?

Se o carro apresentar algum defeito que não estava aparente no momento da compra, os chamados defeitos ocultos, você também tem o direito de fazer uma reclamação. O mesmo prazo de 90 dias começa a contar a partir da data em que o defeito for observado.

Mas fique de olho: estes direitos só valem quando o negócio é fechado entre um consumidor (pessoa física ou jurídica) e um fornecedor, como uma revendedora ou concessionária. A compra entre particulares não é considerada uma relação de consumo para o CDC. Nesse caso, pode ser usado o Código Civil (CC). 

De acordo com o Artigo 441, se algum defeito impossibilitar o uso do carro ou diminuir seu valor, o comprador tem um prazo de 30 dias para pedir o desconto proporcional do preço ou o cancelamento da compra, devolvendo o veículo e recebendo o dinheiro gasto de volta. Para defeitos ocultos, o prazo é de 180 dias. 

Também vale ficar de olho na garantia de fábrica. Dependendo do ano de fabricação do veículo, pode ser que ela ainda esteja valendo mesmo se ele já for usado. Montadoras como a Hyundai, por exemplo, oferecem até 5 anos de cobertura. 

 Na hora da compra, fique de olho nos documentos 

Para garantir os seus direitos, lembre de pedir alguns documentos ao proprietário do carro ou empresa revendedora. Os essenciais para fazer a garantia de carros usados são:

  • Comprovantes de pagamento do IPVA e do DPVAT; 
  • Certificado de Registro, além do Licenciamento de Veículos;
  • Certificado de transferência do carro preenchido com a data de venda e firma reconhecida.

Outra dica importante antes de fechar a compra do um usado é dar uma olhada no Cadastro de Reclamações do Procon do seu estado. Nele, você consegue conferir se já tiveram outras reclamações em nome da concessionária ou revendedora e até mesmo o comportamento da empresa na resolução dos casos.

Agora que você já sabe como funciona a garantia de carros usados, pode fazer a melhor escolha para a sua garagem! E pra cuidar do seu carro no dia a dia, você também pode contar com o Seguro Auto Youse. Saiba mais!

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora