Faça um check list do carro para o novo ano

Preste atenção nesses itens e comece o ano sem preocupações!

• por
Imagem: GettyImages

2021 chegou e, com ele, aquela listinha básica de coisas que a gente precisa resolver pra deixar a vida em ordem. E se tem um item que faz parte dessa lista é o check list do carro, né? Pensando nisso, a gente montou um guia completo com tudo o que você precisa pra dar aquela revisada boa no seu veículo, vem ver!

Saiba+: Tudo que você precisa saber pra se tornar um motorista melhor em 2021

Saiba+: As melhores dicas pra você enfrentar o trânsito numa boa

Tudo o que você precisa ficar de olho pra fazer aquele checklist do carro!

Freios

O sistema de freios é fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros e não pode ficar de fora do checklist do carro. A recomendação é que o sistema seja revisado a cada 10 mil quilômetros rodados, mas isso pode variar entre fabricantes. Na dúvida, é só dar uma lida no manual, combinado? É possível fazer parte desse check up em casa, basta olhar se o fluido do freio está no nível indicado – geralmente essa indicação tá no próprio painel. Caso esteja abaixo do nível, é só passar em um posto de combustível e completá-lo. 

Lanternas

É super normal que, de tempos em tempos, as lanternas do carro acabem queimando. O ideal é verificar o bom funcionamento de lanternas e pisca-alertas a cada 15 dias pra garantir que não vai receber nenhuma multa, afinal, dirigir com o sistema de iluminação ou sinalização com defeito é considerado infração média pelo CTB. Fique de olho!

Suspensão 

Incluir suspensões e amortecedores na checklist do carro pode ser decisivo na hora de evitar um acidente caso passe por um buraco, por exemplo. É preciso que uma revisão completa seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados, assim como no caso dos freios. Se você tem o costume de usar muito o porta-malas, precisa ter cuidado redobrado, combinado? As oficinas têm um aparelhinho que confere o balanceamento e a geometria do veículo, é super fácil dar esse check! 

Pneus

Caso os pneus estejam descalibrados ou mais gastos de um dos lados, pode ser sinal de que há problema na suspensão ou no balanceamento do carro – ou apenas sinal de que estão velhos. De toda forma, vale uma visita ao mecânico. Não é preciso trocá-los com muita frequência, só não deixe de calibrá-los a cada 15 dias. Ah, não se esqueça de calibrar também o estepe, combinado? Muita gente não se lembra dele, e na hora do aperto, fica na mão. 

Nível do óleo 

O óleo é importante porque lubrifica as impurezas do motor e garante que as engrenagens funcionem. Pra ver se tá tudo certinho, desligue o motor por pelo menos cinco minutos para que o óleo desça do compartilhamento. Em seguida, retire a vareta de medição do óleo e limpe-a com uma flanela ou papel. Recoloque a vareta no compartilhamento e espere dez segundos. Retire-a novamente e veja se a marca do óleo está entre as duas marcas na ponta da vareta. Se estiver assim, perfeito! Caso contrário, retire um pouco de óleo, se tiver em excesso, ou preencha com a quantidade necessária, se tiver menos que o necessário. Também é importante que você fique atento ao filtro de óleo, já que ele retém as impurezas geradas pelo motor, o que pode aumentar o consumo de combustível. 

Radiador

É muito comum sair fumaça do motor. Isso geralmente acontece por falta de água no radiador e superaquecimento do motor. Pra não ser pego desprevenido, na hora do checklist do carro dê uma olhada no radiador. O importante é que você faça isso com o carro frio. Por isso, antes de ligá-lo, abra o capô e veja se o nível está entre o máximo e o mínimo. Também confira se a tampa do tanquinho está bem fechada ou se a bomba d’água apresenta vazamentos.

Luzes do painel

Em geral, a luz acesa no painel não é bom sinal. Luz vermelha significa emergência e pode significar que existe algum problema no airbag, na bateria, na pressão do óleo do motor, nos freios ou na temperatura do líquido de arrefecimento. Caso acenda luzes amarelas, podem existir problemas nas velas do motor ou na injeção eletrônica. Caso você não ache o que elas significam no manual do carro, é só dar uma passadinha na oficina!

Ferramentas e step 

Confira sempre se a sua caixa de ferramentas está com o macaco, o triângulo, a chave de roda e a chave de fenda. Outro item extremamente importante é o extintor de incêndio. Localize o local em que ele se encontra dentro do veículo, seu modo de utilização e sua validade. Ah, e é sempre bom lembrar que não ter estes itens no veículo gera infração grave, tá? 

Outro jeito de deixar seu carro numa boa é fazer um Seguro Auto Youse! Você confere quanto será o seu desconto e pode escolher só as coberturas e assistências que precisar pra montar um seguro que cabe no seu bolso. Tudo isso de forma 100% digital e na palma da sua mão! 🙂