Freio ABS: como funciona e como usar?

Esse item se tornou obrigatório desde janeiro de 2014 e todos os veículos novos saem de fábrica equipados com ele

• por
Imagem: GettyImages

O freio ABS, ou Sistema Antibloqueio de Frenagem, é um item de segurança que ajuda no controle da frenagem. Conversamos com Michel Braghetto, gerente de marketing da Bosch Brasil, pra te explicar como funciona esse sistema e porque ele é tão importante.

Como funciona o freio ABS?

Em uma situação de frenagem de emergência com um carro sem freio ABS, se o motorista pisa no pedal com muita força, as rodas podem travar. Assim, os pneus não conseguem mais transferir a força de frenagem adequada e isso pode deixar o veículo instável e fora de controle, não reagindo mais aos comandos de direção.

Saiba+| Freio do carro fazendo barulho: o que pode ser?

Saiba+| O que fazer em caso de derrapagem?

Já os carros equipados com o freio ABS têm uma frenagem mais segura. É que o sistema impede que as rodas travem bruscamente, mantendo a dirigibilidade e a estabilidade do veículo. “Caso detecte que uma ou mais rodas tendem a travar, a tecnologia intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda”, explica Michel. 

Esse item de segurança automotiva é obrigatório desde janeiro de 2014 e todos os veículos novos saem de fábrica equipados com o freio ABS. 

De acordo com um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilização de freios ABS pode diminuir em até 37% o risco de acidentes fatais.

Como usar o freio ABS?

Pra garantir uma frenagem mais segura, existem algumas orientações importantes.”O condutor não precisa tentar controlar a frenagem, pois o sistema tem válvulas que controlam a pressão de cada roda individualmente. Mas só em situações emergenciais o pedal pode ser usado com toda força”, aponta Michel.

Também é normal a vibração no pedal no momento em que o sistema está funcionando e é importante mantê-lo pressionado mesmo assim. Além disso, verifique se a luz de freio ABS está acesa no painel. Se estiver acesa o tempo todo, pode indicar que o sistema está com problemas. A recomendação, nesse caso, é procurar uma concessionária ou oficina para verificar o que está acontecendo.Se, por acaso, o sistema estiver com problemas e acontecer algum acidente, lembre-se de acionar o seu Seguro Auto Youse. É com ele que você fica numa boa, já que dá pra acionar as coberturas e assistências direto no celular.

Imagem ilustrativa

Um seguro pra chamar de seu

Ainda não tem um Seguro Auto Youse? Sem problemas! Só baixar o aplicativo e escolher as coberturas, assistências e o valor da sua franquia. Depois, só fechar o contrato!

Quanto custa?
Youse - Caixa Seguradora