Freio do carro fazendo barulho: o que pode ser?

Manter as revisões do carro em dia já garante mais segurança e evita danos futuros no sistema de freios

• por
Freio do carro fazendo barulho: o que pode ser? Freio do carro fazendo barulho: o que pode ser?

O sistema de freios fica diretamente ligado à segurança do carro e, por isso, é muito importante sempre manter todos os seus componentes em condições adequadas de uso. Então,  é bom ficar atento: se você percebe o freio do carro fazendo barulho, é sinal de que alguma peça precisa de mais atenção. 

Pra descobrir quais são os problemas mais comuns que causam barulho nos freios e como identificar cada um deles, a gente conversou com Sérgio Kina, gerente técnico do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

Pastilha desgastada

Quando você percebe o freio do carro fazendo barulho, o mais comum é ouvir um ruído que parece um assovio ao frear. Isso significa que a pastilha de freio está muito fina por conta do desgaste e precisa ser substituída por uma nova. Geralmente um conjunto de pastilhas dura entre 20.000 e 30.000 km, dependendo do uso do carro. 

Mas fique de olho: se você precisa trocar as pastilhas com uma quilometragem muito baixa, pode ter algum outro defeito no sistema. Nesse caso, o ideal é levar o carro para revisão em uma oficina de confiança.

Saiba+: Como limpar banco de carro: faça a manutenção em casa

Saiba+: Como saber se está na hora de trocar a palheta do carro?

Peças de má qualidade

Muitas vezes o freio do carro fazendo barulho também pode surgir pelo uso de peças que não atendem as especificações originais de fábrica ou que são de má qualidade. Isso vale para pastilhas, discos e até fluído de freio que não forem adequados para o modelo do carro. Pra garantir o funcionamento correto do sistema, é importante sempre escolher peças originais que tenham o selo de certificação do Inmetro.

Disco empenado

Além do barulho, você também pode sentir uma trepidação (vibração) no pedal ao frear se algum disco estiver empenado. O sistema de freios opera em altas temperaturas e, se o disco sofrer um choque térmico, ele pode ficar deformado e empenar. 

Isso acontece se o carro entra em contato com a água durante uma enchente, por exemplo. Pode ser que na oficina seja possível recuperar a peça mas, dependendo do caso, é necessário fazer a troca por um disco novo.

Fluido contaminado

fluido de freio

O fluido do freio é outro ponto que precisa de atenção: se o nível fica muito baixo, o sistema de frenagem também pode perder a eficiência. Em carros mais novos, qualquer problema com o fluido de freio já é indicado por uma luz no painel. E você também pode conferir no manual do seu carro todo o plano de manutenção dos componentes do freio. Mas como o fluido fica sujeito a contaminação e umidade com o passar do tempo, o ideal é verificá-lo todo ano e fazer a troca por um produto novo quando for necessário.

Agora, se pouco tempo após essa troca você já perceber que o nível do fluido está baixo de novo, pode ser que tenha algum vazamento no sistema. Aí, é só levar o carro na oficina para identificar o problema e fazer o reparo correto.

 Com as nossas dicas ficou mais fácil identificar o que está acontecendo quando você percebe o freio do carro fazendo barulho. E se quiser uma ajudinha extra pro seu carro, contrate agora seu Seguro Auto Youse!

 

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora