Guia Youse 2020: como regularizar documento de carro

Saiba como deixar a documentação em dia pra não receber nenhuma multa

• por
Imagem: Gettyimages

Dirigir por aí numa boa não requer (apenas) um carro nos trinques. Os documentos também precisam estar regularizados pra que você ande sem dor de cabeça. Isso porque quando você fica com um carro sem os documentos certinhos, pode pegar uma multa daquelas, perder pontos na habilitação e ainda ter o carro apreendido. Saiba como regularizar documento de carro.

IPVA 2020

Em 2020, o imposto começou a ser cobrado em 9 de janeiro e a vencer a partir do dia 11 de fevereiro. Então, para quem perdeu as datas, o jeito é pagar o valor do IPVA com uma multa de 0,33% por dia de atraso, com os juros baseados na taxa Selic.

Saiba+: Guia IPVA 2020: saiba quando, onde e como pagar o imposto

Fica pior para quem deixar de pagar por ainda mais tempo. Em 60 dias, o valor da multa fica fixado em 20% do valor do imposto. Quem continuar inadimplente ainda pode ser impedido de fazer o licenciamento do carro, viu?

Se o IPVA estiver atrasado, você deve emitir uma nova guia de pagamento com os valores já atualizados, com os juros e as multas para regularizar os documentos de carro. Depois, escolher se gostaria de pagar à vista, sem desconto, ou em três vezes. Com a guia impressa, pode realizar o pagamento pela internet, no banco ou em uma casa lotérica.

Seguro DPVAT 2020

O pagamento do seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, ainda não deixou de ser obrigatório e ele deve ser pago junto com o pagamento à vista ou primeira parcela do IPVA de cada estado. 

Apesar do vaivém sobre a cobrança e os valores, motoristas que já pagaram o seguro podem pedir o estorno com a diferença de preços depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a redução do valor. Pode pedir o reembolso neste site (clique aqui). 

Pra quem atrasou, pode gerar o boleto no site da Seguradora Líder ou fazê-la em um banco. Será necessário inserir o Renavam do carro, viu? 

Se, por um acaso não efetuar o pagamento, o motorista será considerado inadimplente e fica sem a cobertura do seguro até que a dívida seja quitada, de acordo com a Resolução CNSP 332. Além disso, também impede o licenciamento do veículo e pode regularizar os documentos de carro

Multas atrasadas

Quando o motorista recebe uma multa e não paga dentro do prazo, o nome dele pode ser cadastrado no CADIN (Cadastro Informativo de crédito não quitados) e aí é possível ficar com o nome sujo se passar 30 dias sem pagar essa multa. 

Saiba+: Como parcelar multas de trânsito pela internet

Aí o jeito é pagar com juros e com correção de valores. Pra isso, é só acessar o site do DETRAN do seu estado e imprimir a guia de pagamento. 

Licenciamento do veículo

Após resolver o IPVA, o DPVAT e as multas atrasadas, é hora de regularizar o licenciamento do veículo, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Ele é um documento de porte obrigatório, viu?

As datas deste licenciamento também variam, por isso verifique o calendário do seu Estado. Apesar das variações, o valor costuma ficar entre R$50 e R$150 dependendo de onde mora. Pra simplificar tudo, é possível pagar o CRLV junto com o IPVA, mas só para veículos que não tiverem multas. 

A falta de licenciamento do carro é infração gravíssima com apreensão do veículo, multa e sete pontos na carteira.

Para regularizar os documentos de carro, é preciso ir em um banco conveniado ao Detran que disponibilize esse serviço de forma eletrônica, que é pra nem sair de casa. Assim, só é necessário ter o número do Renavam. Depois disso, o banco emitirá um comprovante com todos os débitos pagos e você receberá o documento no mesmo endereço de cadastro no Detran. 

CNH suspensa ou cassada 

A suspensão da carteira de motorista é determinada pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito) e é aplicada quando o condutor atingir 20 pontos na carteira em um período de 12 meses ou dirigir sob influência de álcool ou outra substância psicoativa que cause dependência.

A cassação, por sua vez, é quando mesmo com a carteira suspensa o motorista continua dirigindo. E, nesse caso, se um condutor for pego dirigindo com a CNH cassada, terá que responder criminalmente por seu ato.

Quando a CNH está suspensa ainda é possível recorrer na justiça. Mas quando isso não funciona, o condutor precisa fazer o curso de reciclagem determinado pelo Detran de seu Estado e entregar a carteira.

Restituição do IPVA

Quem tem o Seguro Auto Youse também pode contratar a assistência de Restituição de IPVA. Se seu carro for roubado ou furtado, a gente cobre as despesas que você tiver com o despachante para pedir o reembolso do valor pago.

Imagem ilustrativa

SEGURO AUTO DO SEU JEITO

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Quanto custa?
Youse - Caixa Seguradora