Instalar gás no carro: o que você deve saber?

• por

Instalar gás no carro é uma boa solução para quem roda muito e quer economizar no combustível. Mas é importante prestar atenção na hora da instalação do equipamento. Pra garantir a qualidade, você pode procurar uma oficina homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Dá pra perceber a vantagem no bolso: ao instalar gás no carro, gastando R$ 30, você roda 203 km com GNV, 84 km com etanol e 85 km com gasolina segundo a Comgás. Ou seja: dá para andar mais do que o dobro com gás. Já de acordo com Francisco Satkunas, engenheiro e conselheiro da SAE Brasil, modelos adaptados têm autonomia de 120 km a 150 km por abastecida. Além disso, a durabilidade das velas de ignição aumenta bastante com o uso do GNV.

Carro a gás perde potência?

Ao contrário do que você já pode ter ouvido por aí, instalar gás no carro não tira potência no motor do carro. Francisco explica que isso só acontecia antigamente, em modelos carburados. “Hoje em dia, os motores flex tem a taxa de conversão mais elevada, então o gás funciona melhor”, afirma.

O gás também não causa nenhum dano por ser seco, já que a lubrificação do motor fica por conta do óleo – e não do combustível. O impacto ambiental também é menor do que gasolina, diesel e etanol.

Por outro lado, você pode perder a garantia se fizer a adaptação para o gás em um carro zero. O tanque também ocupa um bom espaço no porta-malas, então vale procurar um modelo grande.

Saiba +: Conheça a assistência Youse para Faróis, Lanternas e Retrovisores.

Mas como fica na hora de fechar o seguro?

Seu carro adaptado com o kit gás é muito bem-vindo aqui na Youse! Mas é bom ficar ligado em algumas regras nesse caso: o DUT, Documento Único de Transferência, deve estar atualizado (você regulariza esse documento no Detran do seu estado) e a vistoria do Inmetro deve estar dentro do prazo.

Ah, ainda não garantimos no seguro auto o valor do equipamento de gás se houver algum dano, e também não cobrimos os custos de instalação do kit. Quer saber quanto ficaria o preço do seguro para o seu carro adaptado? Clique aqui ou baixe o nosso app na App Store ou no Google Play e faça sua simulação agora!

Para saber mais sobre como funciona o seguro para carros modificados, confira o nosso vídeo!

Tags: carro gás kit