Luz de freio não acende: o que pode ser e o que fazer?

Fique de olho nas nossas dicas e resolva essa situação numa boa!

• por
Imagem: GettyImages

Faróis e luzes são super importantes pra sinalizar outros carros sobre possíveis manobras. E como a gente sabe que a comunicação é uma das chaves para a boa convivência no trânsito, é fundamental que esses itens estejam funcionando bem. E se a  luz de freio não acende, hoje a gente vai te ensinar o que fazer, olha só! 

Saiba+: Capa para carro faz bem ou mal pra lataria?

Saiba+: Seu carro não dá partida? Saiba o que fazer!

O que fazer quando a luz de freio não acende? 

Antes de mais nada, vamos entender como a luz de freio funciona. Assim que pisamos no pedal do freio, o interruptor é acionado e ela acende. Esse circuito que faz a luz acender é composto por um fusível, um interruptor, duas lâmpadas de 21 watts e a fiação que faz as ligações elétricas. E se a luz de freio não acende, pode ser problema em alguma parte desse circuito! 

Interruptores com defeitos podem ser o principal motivo para o não acendimento, então vale a pena checar isso antes de qualquer outra coisa. Na maioria dos carros, essa parte fica localizada junto ao pedal de freio, onde está conectada a dois fios. Faça o seguinte: desconecte os dois fios do interruptor e ligue um ao outro (lembrando de estar com um pedaço de fio descascado nas duas pontas). Em seguida, gire a chave na ignição para acender o painel e confira se todas as lâmpadas estão acesas. 

Se as lâmpadas funcionarem normalmente, significa que o interruptor está queimado. Se elas não acenderem, aí o problema está na própria lâmpada. Se esse for o caso, a solução é muito simples: basta trocá-las! Você pode fazer essa troca em casa mesmo. O preço da lâmpada pode variar até R$ 40, dependendendo do modelo. Agora, se mesmo depois da troca das lâmpadas a luz de freio não acender, é hora de checar o fusível. Nesse caso, é bom dar uma olhada no manual do proprietário e analisar as informações específicas de cada modelo.

Verificou tudo isso, mas o problema persiste? Então, é melhor levar o carro a um especialista em elétrica automotiva. O problema pode ser bem mais específico e envolver o chicote e outras partes do circuito ou até mesmo o computador de bordo, por exemplo.

E aí, se a luz de freio não acende, ficou fácil de saber os motivos, né? Outro jeito bem fácil de ficar numa boa com o seu carro é adquirir um Seguro Auto Youse! Com ele, seu veículo fica sempre protegido e você pode usar as coberturas e assistências sempre que precisar. Clique aqui e saiba mais!