Manutenção do carro: Como saber se a embreagem está ruim?

O sistema sofre desgaste natural ao longo do tempo, mas algumas atitudes podem prolongar sua vida útil

• por
Foto: GettyImages

Quando você troca de marcha e sente que o pedal parece curto ou ouve um ruído, pode ser que alguma coisa não vá bem com o sistema de embreagem do seu carro. É ela que faz a ligação entre o motor e o câmbio, levando a força que depois será transferida para as rodas para movimentar o carro. Mas como saber se a embreagem está ruim?

Conversamos com o Camilo Adas, conselheiro de Tecnologia da SAE BRASIL, pra explicar para você quais os sinais de que a embreagem do carro está ruim e o que fazer nesses casos. 

Quais sinais mostram e como saber se a embreagem está ruim?

Não há nenhuma luz no painel que indique o desgaste, então como saber se a embreagem está ruim? Segundo Camilo, quando você troca de marcha e ouve algum barulho ou sente trepidação, é um sinal de que o sistema está irregular. 

“Quando o pedal da embreagem ficar mais solto, talvez não seja um problema da embreagem em si, mas de um componente do sistema. Mas quando o carro estiver em uma ladeira, por exemplo, e mesmo com a troca de marcha o carro não subir, significa que a embreagem não está fazendo a ligação entre o câmbio e o motor”, conta Camilo. 

Se ainda sair fumaça durante esse mesmo movimento, significa que há um atrito muito grande entre o disco da embreagem e o volante do motor, peça que mantém a marcha estável. É hora de trocar! 

Saiba +: Freio do carro fazendo barulho: o que pode ser?

O que fazer quando a embreagem do carro está ruim?

Apesar de demorar bastante para gastar, uma hora ela precisa ser trocada. “Carros que já rodaram bastante precisam realizar uma inspeção e trocar o disco da embreagem. É uma peça que é feita para ser trocada, ou seja, esse serviço é simples e não deve ser muito caro”, explica Camilo.

Ela dura cerca de 100 mil a 150 mil quilômetros. Quando atingir 100 mil, é indicado trocar o disco, o platô e o rolamento.

Na ordem: volante do motor, platô, disco da embreagem e rolamento. | Foto: GettyImages

Cuidados para evitar o desgaste da embreagem

Apesar da duração média, alguns hábitos podem causar um desgaste mais rápido da peça. “Evitar ficar apoiando o pé no pedal impede que a peça se desgaste mais rápido, já que esse movimento curtinho causa atrito”, exemplifica Camilo.

Carros que andam mais na cidade do que na estrada tem um desgaste maior, devido à constante troca de marchas. Além disso, o ideal é pisar no pedal e soltá-lo sempre com suavidade, sem movimento bruscos, e não segurar o carro com o pé pressionando a embreagem. Para isso, use sempre o freio de mão! 

Chame o reboque quando precisar de ajuda

Quando algum desses sinais aparecem, é bom consultar um mecânico. Mas, se você estiver em uma situação chata e a embreagem não funcionar direito, sinalize com o pisca alerta e coloque o triângulo a pelo menos 30 metros de distância da traseira do seu carro. Aí, se precisar, pode chamar um guincho!

Agora, você já descobriu como saber se a embreagem está ruim. Mas melhor prevenir do que remediar, né? O nosso serviço de reboque é uma das assistências que você pode contratar na hora de fazer a cotação online. Você que decide quanto ele pode percorrer para levar o seu carro: 100 km, 200 km, 400 km, distância ilimitada ou na oficina mais próxima.

Imagem ilustrativa

Feche seu seguro auto

Aqui na Youse é assim: você escolhe as coberturas e assistências do seu jeito, faz um seguro que cabe no seu bolso e paga mês a mês. Você aciona esses serviços direto no aplicativo e resolve tudo na palma da sua mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora