Mudar para placa Mercosul: quando trocar e quanto vai custar

A placa começou a valer desde o início de 2019 e substituirá a antiga, de cor cinza

• por
Reprodução internet

Você já deve ter visto por aí alguns carros com uma placa bem diferente, azul e com outra ordem de números e letras. É a nova placa Mercosul, que substituirá a placa cinza. Saiba o que fazer para mudar para placa mercosul!

Saiba+: Mudar o jeito de se locomover poupa tempo e gastos com transporte

Saiba+: Saiba o que é “internet das coisas” e como ela vai mudar a sua vida

Por que mudar para a placa Mercosul?

Ela foi criada em 2014 e já é adotada em outros países. Em 2018, começou a ser usada no Rio de Janeiro e, hoje, está disponível em todo o Brasil. 

A placa Mercosul possibilita mais de 450 milhões de combinações numéricas e letras, além de permitir que agentes de trânsito consultem informações sobre qualquer veículo registrado no Brasil, na Argentina, no Paraguai ou no Uruguai.

Em substituição ao lacre, a placa traz um QR Code, que poderá ser lido por meio do aplicativo Vio. Com ele, é possível consultar os dados veiculares, bem como rastrear a produção daquela placa para evitar clonagens. 

Quem precisa mudar para a placa Mercosul?

Quem realmente precisa alterar sua placa para a Mercosul são aqueles que precisam fazer o primeiro emplacamento do carro. Caso seu veículo esteja em circulação, só é necessário realizar a mudança se sua placa for furtada, danificada ou mudar de categoria – se um táxi se tornar um veículo normal, por exemplo.

Mas, se quiser mudar de placa, mesmo que não se encaixe nesses critérios, pode ficar à vontade! Com a troca voluntária da placa, o segundo caractere numérico será substituído por uma letra, deixando a sequência da antiga placa praticamente a mesma. 

1.Emblema do Mercosul; 2. Nome do país; 3. Bandeira do país; 4. Nova ordem de números e letras; 5. QR Code; 6. Sigla do país.

O que vai mudar na placa Mercosul?

A placa terá uma base totalmente branca, com uma área reservada em azul para o emblema do Mercosul, o nome do país e a bandeira. Embaixo, um QR Code e a combinação de 4 letras e números.

Onde comprar a nova placa?

Para mudar para a placa nova, você deve ir a uma estampadora – não há necessidade de ir ao Detran. E não existe um preço fixo, ou seja, o valor pode variar dependendo da sua cidade. Em São Paulo, o preço será de até R$ 138,24.