O carro não pega de manhã. O que pode ser?

• por

Você já precisou virar a chave várias vezes para que o seu carro pegue logo pela manhã? Essa dificuldade de dar a primeira partida pode indicar alguns problemas, principalmente com o combustível. A gente conversou com o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil, para descobrir porquê e como o seu carro não pega de manhã. Confira!

Reservatório de partida a frio

Se você tem um modelo flex mais antigo e costuma abastecer o carro sempre com etanol, pode precisar da ajuda do reservatório de partida a frio. Conhecido como “tanquinho”, ele tem que ser abastecido com gasolina separadamente do tanque normal pra ajudar a dar a partida durante o inverno. Mas, se mesmo assim o carro falha, pode ser que a gasolina tenha acabado ou ficado parada por muito tempo.

Por isso, se o seu carro não pega de manhã, é importante fazer uma troca constante do combustível que vai no tanquinho. E o engenheiro Erwin também dá uma dica para quem tem carros flex: você pode misturar entre 10 e 15% de gasolina no tanque de etanol. Assim, dá para evitar que o motor tenha dificuldade de pegar nos dias mais frios.

Temperatura

Dia gelado e o carro não pega de manhã? Calma, as baixas temperaturas podem afetar até os modelos que dispensam o uso do reservatório de partida a frio. De acordo com Erwin, o ideal é fazer uma revisão dos óleos e da água sempre que o inverno estiver se aproximando para evitar problemas com a partida.

O engenheiro também explica que na maior parte dos carros a central eletrônica identifica a abertura da porta e já dá um comando para pré-aquecer os bicos injetores se a temperatura estiver baixa. O intervalo de tempo para o motor começar a ser aquecido é de cerca de 10 segundos. Então você também pode esperar pelo momento certo para ter uma partida melhor.

Bateria

Dificuldade de dar a partida no motor pela manhã também pode indicar problemas na bateria do seu carro. O mais comum é acontecer um curto-circuito ou a bateria descarregar. Mas fique atento: normalmente, as baterias duram entre 2 e 3 anos. Se você tiver que fazer a troca antes desse período, o problema pode ser mau uso ou qualidade da peça. O ideal é manter as revisões do carro em dia e ficar de olho no sistema elétrico. Você também pode conferir aqui como saber se está na hora de trocar a bateria do carro.

Combustível Adulterado

Combustível adulterado no tanque também pode ser responsável por fazer com que o carro não pegue. A legislação determina que a gasolina deve conter uma mistura de, no máximo, 27% de etanol. Erwin Franieck estima que com frequência, é possível encontrar até 50% de etanol no combustível que deveria ser gasolina. Então isso pode causar danos no motor se o carro não for flex. Por isso, procure abastecer sempre em um posto de confiança e desconfie daqueles que tiverem preços muito abaixo da concorrência… Isso pode ser um dos indicadores de que o combustível de lá pode estar adulterado.

….

E aí, seu carro se encaixa em alguma dessas alternativas? Vale lembrar que, com o Seguro Auto Youse, seu carro fica sempre numa boa, com coberturas e assistências para qualquer tipo de imprevisto. Clique aqui e saiba mais!

Imagem ilustrativa

Simulação de Seguro Auto

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora