O que é a vida útil de um pneu?

• por

A vida útil de um pneu é, basicamente, o seu tempo de duração. Mas pode ser difícil prever um prazo de validade exato, até porque existem muitos fatores que influenciam na resistência das borrachas. Segundo a Michelin, os principais são: as condições de uso (como carga, velocidade, pressão e estilo de direção do motorista), tipo de pneu e seus componentes e condições de armazenagem.

Por isso, a marca recomenda “examinar” os pneus regularmente para observar qualquer deformação ou desgaste. Também é importante fazer a revisão pelo menos uma vez por ano depois de 5 anos ou mais de uso. Você pode pedir para um especialista checar as condições das borrachas em uma oficina mecânica da sua confiança. E depois de 10 anos, é ideal fazer a troca por pneus novos, mesmo que não tenham chegado ao limite de desgaste.

O que pode diminuir a vida útil de um pneu?

Buracos, pedaços de vidro e até pedras nas ruas e estradas podem pegar os motoristas de surpresa e furar algum pneu. Mas alguns cuidados simples também podem ajudar a proteger as borrachas e evitar mais desgastes, o que prolonga a vida útil de um pneu.

Pra começar, é importante ficar atento e sempre manter a calibragem dos pneus correta. A baixa pressão deixa as borrachas flexíveis e faz com que o pneu fique muito aquecido, causando um desgaste prematuro. Mas rodar com uma pressão acima da média também reduz a durabilidade por prejudicar a aderência ao solo, principalmente nas frenagens.

Dirigir em altas velocidades também pode fazer com que você tenha que trocar os pneus mais rápido. Quando você pisa fundo no acelerador, corre mais riscos de causar danos aos pneus do que em baixa velocidade. Se você passar por um buraco ou algum objeto na via, por exemplo, o impacto é ainda maior. E manter a velocidade alta por um longo período de tempo ainda aumenta a temperatura do pneu, danificando as borrachas.

Se você estiver planejando uma viagem e for levar muita bagagem no porta-malas, fique ligado! Carregar peso extra também pode prejudicar os pneus. Para garantir que eles não fiquem sobrecarregados, confira a tabela de cargas dos pneus do seu carro na borracha lateral da peça.

Quando fazer a calibragem dos pneus?

O ideal é fazer a calibragem toda semana. Mas é importante que os pneus estejam frios e tenham rodado no máximo 3 km. Na hora de calibrar, veja quantas libras tinha em cada pneu. Se a diferença de pressão entre eles for muito grande, pode ter alguma coisa perfurando a borracha e esvaziando o ar aos poucos.

Também lembre de tirar o estepe do porta-malas para uma revisão! Você pode até encher esse reserva com 10 libras a mais, já que a pressão pode diminuir um pouco até a hora de usar. E fique atento: se for necessário calibrar mais de uma vez por semana, é provável que o pneu esteja furado.

Imagem ilustrativa

Seguro Auto

Agora, você já sabe como cuidar bem dos pneus do seu carro e fazer eles durarem mais! Mas se, mesmo assim, você for pego de surpresa e algum pneu furar, pode contar com o Seguro Auto Youse. Aqui a gente tem uma assistência só para troca de pneus que envia um profissional até você na hora do aperto. 

Fazer cotação
Youse - Caixa Seguradora