O que é carro alienado?

• por

Você sabe o que é carro alienado? Ele não tem nada a ver com aliens, viu? Na verdade, é quando você oferece o seu carro como garantia em um empréstimo ou financiamento. E chama assim porque está dentro da Alienação Fiduciária, um recurso legal que permite a prática do empréstimo com garantia, em vez de hipotecar. 

É uma maneira de fazer grandes compras ou pagar dívidas de um jeito mais simples e sem pagar tantas taxas ou passar por tanta burocracia. Enquanto você paga as parcelas, seu carro fica com você numa boa, mas agora como uma garantia de que você vai pagar tudo certinho.

Saiba+: Organização financeira: 10 dicas para ficar no azul

É uma estratégia de pagamento que vale a pena, já que permite que você parcele valores bem altos, com um prazo maior e juros mais baixos. Agora que você sabe o que é carro alienado, vamos aos detalhes, ok? Continue lendo!

Como vender ou comprar um carro alienado?

Antecipar as parcelas

Um carro alienado não precisa ser uma inconveniência, dá pra vender e comprar um sem problemas. Adiantar as parcelas diminui o valor seguinte, já que os juros são cobrados em relação ao tempo. Quanto mais rápido quitar, menos juros pra pagar. O novo proprietário não terá nenhuma pendência com o banco ou com a instituição financeira, só com o valor do carro que ele comprou de você.  

Saiba+: Como funciona o financiamento de carros?

Novo contrato

Ao vender o seu carro alienado, será necessário criar um novo contrato de alienação fiduciária para que o novo dono continue o financiamento. Mas antes, ele deverá passar por uma análise de crédito para que se prove que ele vai pagar tudo certinho também. Assim, o banco vai quitar a sua dívida e estabelecer novas condições, com taxas diferentes, para o seu comprador.

Como funciona o Seguro Auto Youse para carros alienados?

Aqui na Youse, um carro alienado não é critério de avaliação para ser segurado. Se você tem um Seguro Auto Youse e se acontecer uma colisão com perda total, faremos uma análise do sinistro e, em caso de indenização, você pode pagar o conserto ou pedir para o banco um boleto com no mínimo de 10 dias de vencimento pra que a gente mesmo pague e desconte esse valor na indenização depois.

Saiba+: Carro novo ou usado: o que avaliar na hora da compra

Você recebe o valor residual, que é a sua indenização menos o valor que pagamos para o seu banco, quando o Detran der a baixa no sistema para tirar a restrição que a instituição financeira incluiu e só pode ser tirada por ela, onde não podemos interferir, tudo bem? Por aqui, chamamos esse processo na língua do segurês de Baixa do Gravame. 

Financiamentos são escolhas ousadas que você faz pra comprar aquele carro dos seus sonhos e nada mais justo do que ter certeza de que nada vai acontecer com ele enquanto você paga as suas parcelas. Veja aqui quanto custará o seu seguro auto!

Tags: carro dicas