O que é e como funciona a restituição de IPVA

• por
O que é e como funciona a Restituição de IPVA? O que é e como funciona a Restituição de IPVA?
Você pode pedir a Restituição do IPVA se seu carro for roubado ou furtado. Foto: Getty

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto anual que deve ser pago por todas as pessoas que possuem um carro no Brasil. O valor do imposto é calculado de acordo com o valor do seu carro, e você deve fazer o pagamento todo ano para poder rodar com a documentação em dia. Mas você sabia que pode pedir a restituição de IPVA?

Na maioria dos estados brasileiros, você pode receber esse dinheiro de volta se o seu carro for roubado ou furtado. Como as leis em relação à restituição de IPVA são estaduais, o serviço ainda não está disponível em todos os lugares do país. Para saber se você tem direito à restituição, acesse os sites do Detran ou da secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) do seu estado e confira as regras.

O valor é sempre devolvido ao proprietário do carro, que só pode receber o dinheiro de volta se já tiver pago o IPVA parcial ou integralmente. Nos estados onde a restituição é regulamentada, o pedido funciona de uma forma bem parecida. Primeiro, você precisa registrar um Boletim de Ocorrência (BO) logo após o roubo ou furto. 

Geralmente, também é necessário apresentar uma cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e um documento de identidade original. Em São Paulo, por exemplo, dá para pedir a restituição do IPVA direto pelo site da Sefaz do estado. Aí, o valor pode ser retirado em uma agência do Banco do Brasil e fica disponível durante dois anos.

Saiba+: Como parcelar multas de trânsito pela internet
Saiba+: O que é carro alienado?

Restituição de IPVA: o que fazer se meu carro for roubado ou furtado?

Para os dois casos, ligue imediatamente para o 190 e informe a Polícia Militar sobre o que aconteceu para registrar um Boletim de Ocorrência. Se seu carro for furtado, que é quando não há violência ou ameaça grave (por exemplo, você estaciona o carro na rua e quando volta, ele não está mais lá), o registro pode ser feito pela internet. O documento é encaminhado automaticamente para a delegacia da área onde aconteceu o furto.

Mas, se o seu carro for roubado (quando há ameaça/agressão com ou sem arma), você precisa registrar o BO pessoalmente na Delegacia mais próxima do local onde o crime aconteceu. 

Devolução do IPVA para carros elétricos

Em São Paulo, quem comprou um carro elétrico ou híbrido a partir de 2014 também pode receber de volta parte do IPVA pago. É só fazer a solicitação diretamente no site da Prefeitura informando a placa, o Renavam, o código de verificação da Nota Fiscal emitida pela concessionária, os dados bancários para a restituição (banco, agência e conta corrente) e o CPF ou CNPJ do proprietário. A restituição é válida para até cinco anos da data de compra do carro e o modelo precisa ter valor total máximo de R$ 150 mil.

Imagem ilustrativa

Assistência para Restituição de IPVA

Sabia que o nosso Seguro Auto Youse tem uma assistência só pra te ajudar se você precisar solicitar a restituição do IPVA? Com ela, a gente te orienta em como fazer o pedido. Assim fica mais fácil receber o dinheiro de volta!

Saiba mais
Youse - Caixa Seguradora