Pode parecer estranho ver uma empresa fazendo campanha para anunciar que seu produto está com defeito, principalmente se for um modelo de carro. Mas é importante ficar atento: isso tudo faz parte do procedimento de recall.
Tá, mas o que é recall?
Segundo o Procon, o recall (ou chamamento) acontece quando uma empresa chama os consumidores pra consertar algum defeito de seus produtos ou serviços. Portanto, ao respondermos o que é recall, podemos simplesmente resumir que o objetivo é prevenir acidentes.
Os casos mais conhecidos costumam envolver carros: eles precisam voltar à concessionária sempre que algum defeito coloque a segurança dos ocupantes ou de outras pessoas em risco. O recall está previsto no Código de Defesa do Consumidor e a legislação exige que o fornecedor confirme o defeito imediatamente, com todas as informações sobre os problemas identificados.
As fabricantes também são obrigadas a consertar gratuitamente os carros envolvidos, sem limite de data, incluindo modelos fora da garantia e seminovos. Cada campanha deve informar o modelo, data de fabricação e chassi envolvidos, além de indicar o local para fazer o reparo e um telefone de contato.
Como saber se meu carro já foi convocado?
Agora que você já sabe o que é recall, falta saber se o seu carro precisa de um. Pra descobrir se o seu carro foi convocado em algum momento, você pode acessar o portal do Ministério da Justiça que lista todas as campanhas realizadas, além dos defeitos e o que eles podem provocar. Mas se você comprou um carro usado e quer saber se um defeito de fábrica foi corrigido, acesse o Portal de Serviços do Denatran. É só fazer um cadastro e informar o chassi do automóvel.
Se você levar o seu carro para o conserto, lembre de pedir e guardar o comprovante de que o recall foi atendido. Assim na hora de revender, você deverá repassar esse documento para o novo proprietário.
Saiba +: quando revisar o carro?
O que acontece se eu não fizer o reparo?
Não existe uma data limite para realizar o reparo, mas é muito importante atender ao recall o mais rápido possível para garantir sua própria segurança e dos outros. No entanto, se o conserto não for feito em até um ano, ficará indicado no Certificado de Registro e Licenciamento do veículo que pode desvalorizar seu modelo na hora da venda.
Ah, e para ter um carro seguro sempre, que tal conhecer o Seguro Auto da Youse? É simples: clique aqui e acesse o nosso site ou baixe nosso aplicativo nas versões iOS e Android!