O que fazer em caso de derrapagem?

Nesse momento, é hora de ficar atento para não perder o controle do carro

• por
Imagem: GettyImages

Pista molhada, pneu sem manutenção, sujeira no asfalto… Não precisa de muito para, de repente, derrapar com o seu carro. É só os pneus perderem a aderência para você sentir que começou a deslizar sem controle. Mas você pode sair bem dessa se seguir as dicas que Eduardo e Edilson Marçon, da SafeD (escola de pilotagem e direção defensiva) compartilharam com a gente. Confira!

Como evitar o risco de derrapagem?

A primeira dica que o Eduardo dá é reduzir a velocidade em casos de chuva. “Dependendo da via onde você estiver, é indicado diminuir pelo menos 30% da velocidade. Ou seja, em uma pista de 100 km/h, tem que dirigir a 70 km/h”, explica.

Às vezes os pneus podem estar “carecas” e a via pode ter sujeiras, tipo óleo. Aí, o carro pode escorregar. “Nessa hora, é preciso manter o controle e não frear bruscamente. Tem que ir com jeitinho, já que a roda pode travar e o carro rodar até de um jeito mais fácil”, conta.

Manter os pneus em dia ajuda a diminuir as chances de derrapagem. Por isso, é importante fazer a revisão pelo menos uma vez por ano, especialmente depois de 5 anos ou mais de uso, viu?

Saiba+| O que é a vida útil de um pneu?
Saiba+| Carro com vidro quebrado: saiba o que fazer

O que fazer em caso de derrapagem?

A manobra deve ser diferente dependendo do jeito que o carro derrapa. Quando a tração é dianteira, é mais comum o carro “escapar” de frente. “Aí, a primeira coisa a fazer é tirar o pé do acelerador para retomar a estabilidade e virar o volante sutilmente para dentro da curva”, conta Edilson. Agora, se o carro escapar de traseira, a dica é virar o volante para o lado de fora da curva.

 

De maneira geral, essas regras também valem para os carros com tração traseira, que são minoria aqui no Brasil. Mas Edilson destaca que manter o controle do carro quando ele escapa de traseira é mais difícil e pede mais habilidade. “Por isso, o ideal é sempre respeitarmos as leis, indicações do manual do proprietário sobre a calibragem dos pneus e, em situações adversas, reduzir a velocidade, aumentando a distância em relação ao carro da frente”, completa.

O controle de estabilidade ajuda em caso de derrapagem?

O Controle de Estabilidade é um grande aliado em caso de derrapagem. Nem todos os carros têm essa tecnologia, que ainda está chegando nos modelos novos e pode se tornar obrigatória nos próximos anos no Brasil. Ela impede que você perca o controle da direção, corrigindo a trajetória do carro. 

Como ainda não existe um padrão, cada montadora escolhe o nome que quer dar a esse sistema. Pode ser ESP, ESC, Programa Eletrônico de Estabilidade, VSA, Assistente de estabilidade etc.

E aí, você já conhece o Seguro Auto Youse? Com ele, você fica seguro e numa boa, independente do imprevisto. Clique e saiba mais!

Imagem ilustrativa

Proteja você e o seu carro

Agora que você já sabe o que fazer em caso de derrapagem, é hora de saber proteger você e o seu carro. Com o Seguro Auto Youse você escolhe as assistências e coberturas que quiser pra ficar tudo do seu jeito!

Fechar agora
Youse - Caixa Seguradora