O que fazer em caso de pane elétrica?

Com essas dicas você vai conseguir passar por isso numa boa!

• por
Imagem: GettyImages

Imagine que você está dirigindo e, de repente, o carro para. O rádio e os vidros não funcionam e os faróis não acendem. Na maioria das vezes, isso é sinal de pane elétrica. Vem com a gente entender tudo sobre o assunto!

Saiba+: Como saber se a embreagem está ruim?

Saiba+: Seu carro não dá partida? Saiba o que fazer!

Tudo o que você precisa saber sobre pane elétrica

A pane elétrica é um problema relacionado ao sistema de alimentação do carro. Geralmente, é causado por alguma sobrecarga do sistema elétrico, fazendo um dos itens do sistema parar de funcionar. Em geral, pode ser um desgaste da bateria ou mau funcionamento do alternador, que é responsável por fornecer energia para os sistemas de iluminação e acessórios. 

Se acontecer com você, fique tranquilo, esse é um problema mais comum do que você imagina! Antes de mais nada, pare o carro em um local seguro – mesmo que pra isso seja preciso dar aquela empurradinha, combinado? Em seguida, ligue o pisca-alerta pra indicar aos outros condutores que o seu veículo tá com problema. Caso não consiga ligá-lo, utilize o triângulo de segurança. Aí, você vai acionar o nosso time por meio da Assistência Automóvel, que garante o reboque do carro, o autossocorro após pane (que garante um profissional para fazer o autossocorro do carro no local da emergência) e até um meio de transporte alternativo pra te levar até a auto-elétrica mais próxima. A Youse te atende num instante, é só chamar pelo app ou ligar pra gente! 🙂

Se o problema for a bateria, ela precisa ser substituída. Algumas pessoas insistem em fazer a transferência de carga, a famosa chupeta, mas isso não é recomendável porque o procedimento pode danificar outros sistemas do carro. Agora, se o problema for o alternador, é preciso que um especialista analise qual componente foi comprometido: carcaça, estator, rotor, anéis coletores, escovas, regulador de tensão, polia ou ventoinha de refrigeração. Descoberto isso, é só trocar! 

E como a gente sempre tá aqui pra te dar uma mãozinha em tudo, aí vão três diquinhas pra você se antecipar e prevenir uma pane elétrica:

Observe se o carro não pega 

Se você entra no carro, vira a chave e ele demora a pegar, é sinal de que a bateria tá no fim da sua vida útil. Se isso acontecer de forma recorrente, vá a uma concessionária autorizada ou uma auto-elétrica pra verificar se há necessidade de fazer a troca.

Fique de olho no painel

Se a luz da bateria acender no painel, pode ser que exista algum problema na bateria ou no alternador. Vá a um especialista e peça para que ele investigue o que tá acontecendo. 

Faça a manutenção preventiva

Taí o segredo pra nunca ser surpreendido por uma pane elétrica! Ao fazer a manutenção preventiva, o profissional verifica todos os sistemas e garante que tá tudo sob controle. Pra saber de quanto em quanto tempo fazer esse check up, é só consultar o manual do proprietário! 

Uma pane elétrica pode acontecer em qualquer carro, mas é pra te ajudar nessas horas que a Youse existe! Então, se você ainda não é um Youser, já aproveita e contrata o seu Seguro Auto Youse, Esse serviço tá sempre na palma da mão pra você ficar numa boa! 🙂