O que fazer quando o carro fica sem freio?

Essa é uma situação crítica: quem não faz a manutenção preventiva está colocando a si mesmo e os outros em risco

• por

Quando o seu carro fica sem manutenção por muito tempo o desgastes das peças pode se acentuar e ocasionar falhas no sistema, principalmente no de frenagem. E aí, o que fazer quando o carro fica sem freio? Conversamos com o Daniel Lovizaro, gerente de Assistência da Bosch América Latina, para te mostrar porque ficar de olho nisso é tão importante. 

Quando o carro fica sem freio?

Segundo Daniel, as causas para uma falha drástica no freio podem ser muitas: pode ser que você pise no pedal até embaixo e o carro não responda. Aí é o caso do cilindro mestre, peça que fica depois do pedal, que não gera a pressão hidráulica suficiente para a frenagem.

Ou a falta de atrito entre a pastilha e o disco de freio. Ou até mesmo quando o pneu está muito desgastado e não consegue ter atrito com o chão, não havendo a desaceleração correta.

Saiba+| Freio do carro fazendo barulho: o que pode ser?

Saiba+| Como cuidar dos pneus do carro antes de viajar

A principal causa, na verdade, é a falta de manutenção preventiva. “Quando o carro fica sem freio é porque já levamos a falta de manutenção ao extremo. Só acontece quando não tem manutenção preventiva”.  

O que fazer quando o carro fica sem freio?

Depende da situação em que você estiver quando o carro ficar sem freio. Se pisar no pedal e ele demorar a responder, o jeito é ir pisando várias vezes até ele ganhar pressão para voltar a frenar. Mas nunca puxe o freio de mão, beleza? “Ao puxar o freio de mão, você automaticamente perde o controle do veículo. O certo é reduzir a marcha e bombear o freio para voltar à frenar.”

É bom reforçar: se seguir certinho as recomendações do manual do veículo, as chances de algum problema acontecer com os freios do carro são bem poucas. “Um sistema de frenagem não falha do dia para a noite. O próprio carro vai avisando que algo não vai bem, geralmente com alguma luz no painel, ou ruídos ou trepidações no pedal”.

Além de ficar de olhos nesses avisos, você também pode contar com o nosso Seguro Auto Youse! São várias coberturas pra te deixar seguro e serviços úteis pra cuidar do seu carro no dia a dia.

Imagem ilustrativa

Um seguro do seu jeito

Aqui na Youse você contrata só os serviços que precisa e que cabem no seu bolso. Além de o seguro ser totalmente personalizável, você faz tudo 100% online, rapidinho e na palma da mão.

Quanto custa?
Youse - Caixa Seguradora